Risoto de Bacon, Calabreza e Tomate


Gente, eu tava morrendo de saudade de cozinhar alguma coisa. Pensei em duas coisas: risoto ou macarrão a carbonara, pois ambos os pratos faz tempo que eu não faço. Liguei pras minhas cobaias oficiais e dei as opções. Eles escolheram risoto.
Essa semana eu vi um risoto de tomate e calabreza no Panelaterapia e achei simples de fazer. Então decidi, faria ele mesmo. No mercado, olhei um bacon extra lombo que pediu pra eu incluí-lo na receita e não resisti. Então o meu risoto é de tomate, calabreza e bacon.

A minha receita foi um pouquinho adaptada, já que a Tatiana não colocou o componente alcoólico no dela. Eu adicionei vinho e aproveitei pra tomar o restante, já que fazia tempo que eu não saboreava um… rss
Ingredientes:
– 500g de arroz arbório (deu risoto pra caramba, mas a família é grande)
– 2 latas de tomate pelado
– 1 cebola grande picada em cubinhos
– 1 taça de vinho tinto seco
– 200g de bacon extra-lombo
– 2 linguiças calabrezas
– 3 tabletes de caldo de carne (quem preferir pode usar caldo caseiro, mas ia demorar bem mais pra fazer)
Modo de Preparo:
Em uma panela grande coloque um fio de óleo e o bacon pra fritar. O óleo normalmente pode ser dispensado, mas o bacon extra-lombo geralmente tem pouca gordura, então é por isso que eu coloquei um fiozinho de óleo.
Depois que o bacon tiver fritado um pouco, adicione a calabreza. Não precisa esperar o bacon estar no ponto certo, eu adiciono antes pra eles ficarem fritos juntos.
Quando ambos estiverem quase fritos, adicione a cebola e espere murchar. Em seguida já se pode adicionar as latas de tomate pelado. Espatife os tomates, incorpore bem por uns 3 minutos.
Adicione o arroz arbório e mexa bem por uns 3 minutos. Depois acrescente o vinho e mexa mais um pouco.
Em seguida comece o velho trabalho de ir adicionando as conchas de caldo pouco a pouco e mexendo sem parar, para não grudar no fundo. 
Quando o arroz estiver ao dente, desligue o fogo, sirva-se e polvilhe queijo parmesão ralado.
E pra finalizar, meus sobrinho tava achando graça da casca que ele apontou do lápis e formou uma estrelinha. Bobagem, olha aí:

Beijos,

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Risoto. Bookmark o link permanente.

O que você achou desse post?

