Filé ao Molho de Gorgonzola e brócolis


Esse prato eu já fiz muitas vezes e nunca encontrei uma pessoa que não gostasse. Pelo contrário, todo mundo adora! Eu o aprendi no Rainhas do Lar, mas fiz as minhas adaptações para o meu paladar.
E daí que minha amiga Ju queria que eu a ensinasse um prato pra ela fazer para o gatinho dela, pois ele cozinha e ela, quase nada. Escolhi esse porque além de muito gostoso, é fácil de preparar. Pelo menos eu acho.

Juntamos as amigas e fomos pra minha casa. A Camila fez Mojitos pra gente e ficou uma delícia. Mas ela não sabe dar a receita, disse que é tudo de olho e de gosto. Ok, né? Toda vez que a gente quiser tomar Mojito ela faz pra gente! 😉

Pra acompanhar o filé fizemos arroz com castanha de caju. Mas todas concordamos que no final faltou um tomatinho cereja pra completar e embelezar o prato. Anotamos pra próxima vez! Vamos à receita:
Ingredientes:
Para o filé:
– 1kg de filé mignon cortado em tiras não muito pequenas
– 300g de gorgonzola
– 200g de requeijão cremoso (usamos o light)
– 1 lata de creme-de-leite (light também)
– 1 cebola cortada em cubos pequenos
– 1/2 maço de brócolis ninja
– 1 pimentão cortado em cubos
– 4 dentes de alho amassados
– sal a gosto
– azeite
– ervas secas a gosto (usei tomilho, alecrim, endro e manjerona)
– 2 colheres de sopa de cheiro-verde picado
Para o arroz:

– 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
– 2 dentes de alho amassados
– 100g de castanha de caju picada.

Modo de Preparo:
Para o filé:
Em uma panela, ferva bastante água e coloque os ramos de brócolis, limpos, por aproximadamente 20 minutos, até eles murcharem. Escoe a água e reserve.
Enquanto o brócolis cozinha, aqueça um fio generoso de azeite em outra panela grande e adicione a cebola. Deixe murchar um pouco e adicione o alho. Mexa bem e após 2 minutos adicione o filé. Refogue bastante, mexendo sempre, até a carne perder a cor vermelha e soltar um pouco de líquido. Nesse momento, adicione as ervas a gosto e tempere com sal. Cuidado, não coloque muito sal, pois o queijo gorgonzola que será adicionado depois já é salgado. Adicione o pimentão e deixe cozinhar até que o pimentão fique bem mole. 
Dissolva o queijo gorgonzola junto à carne e em seguida adicione o requeijão. Misture bem, prove, acerte o sal e acrescente o brócolis. Deixe mais 5 minutos, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa bem e salpique cheiro-verde por cima.
Para o arroz: 
Faça o arroz branco normalmente, deixando-o soltinho. Em uma frigideira, coloque 3 colheres de sopa de azeite e aqueça. Coloque dois dentes de alho amassados e deixe dourar. Adicione a castanha-de-caju e doure por 2 minutos. Misture a castanha com o arroz e sirva a seguir.
Na hora de servir, coloque pimenta-do-reino moída na hora a gosto no prato.

Humm, ficou uma delícia. E foi a Ju que fez, tudinho! Eu só fiquei monitorando. O gatinho dela vai gostar!

Olha a farra que a gente fez:

Beijos,
Dani Carneiro 😉
Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Acompanhamento, Carne. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Filé ao Molho de Gorgonzola e brócolis

  1. Pingback: Outros pratos do noivado da minha irmã |

O que você achou desse post?

