Filé da mãe do Zeca Camargo


Minha irmã está cozinhando divinamente e eu não sabia. Ela esconde o jogo! Já havia comido um ou dois pratos que ela fez e que estavam uma delícia, mas nesse ela arrasou! Ficou divino!
A receita é de um filé mignon que a mãe do Zeca faz e vem a ser o prato preferido do jornalista. Foi mostrado no fantástico um almoço que a mãe do Zeca fez pra ele quando ele estava de dieta. De sacanagem ela fez esse prato, sabendo que ele não poderia comer, pois é bastante calórico. Ele ficou uma arara. Mas depois ela abriu o jogo e pegou um prato leve de peixe que tinha feito pra ele. Era só graça!

Depois disso, choveu de pedidos na rede Globo para darem a receita do tal filé. E então a mãe e o filho foram na Ana Maria Braga reproduzir a receita. A Michelle anotou tudinho e fez ontem, lá na casa da mamãe, pra nossa alegria.
Vamos à receita:
Ingredientes:
– 1 peça limpa de filé mignon (cerca de 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo)
– Sal, pimenta do reino moída a gosto
– 1 colher (sobremesa) de alho picado
– 100g de manteiga
– 1 xícara (chá) de cebola picada
– 1 colher (sobremesa) de açúcar
– 1 xícara (chá) de bacon picado
– ½ xícara (chá) de conhaque
– ½ litro de creme de leite fresco (foi usado o normal mesmo)
– 200ml de leite
– ½ xícara (chá) de uva passa preta (foi substituido por cranberries)
– ½ xícara (chá) de uva passa branca
– 100g de queijo parmesão ralado
– 100g de queijo parmesão ralado (para gratinar)
– Salsinha ou cebolinha picadas a gosto (não foi usado)
Modo de Fazer:
Tempere 1 peça limpa de filet mignon (cerca de 1 kg) com sal, pimenta do reino moída a gosto e 1 colher (sobremesa) de alho picado e com um barbante amarre a peça para que mantenha o formato redondo. Reserve.

Em uma assadeira, sobre a chama do fogão, derreta 100g de manteiga com 1 colher (sobremesa) de açúcar e doure 1 xícara (chá) de cebola picada. Acrescente 1 xícara (chá) de bacon picado e doure levemente. Assim que dourar coloque 1 peça limpa de filet mignon (cerca de 1 kg) amarrada com barbante (para manter o formato redondo) e deixe que doure ligeiramente por todos os lados, por aproximadamente 10 minutos. Vá virando a peça com auxílio de um garfo.

Assim que estiver ligeiramente dourado, despeje ½ xícara (chá) de conhaque e acenda um palito de fósforo e jogue na assadeira, com cuidado, para flambar a peça.

Quando o fogo apagar retire a peça da assadeira e coloque-a em outra assadeira e mantenha-a no forno a 180°C enquanto faz o molho.

Na assadeira onde foi dourada a peça, continue com ela no fogo médio do fogão, despeje ½ litro de creme de leite fresco com 200ml de leite e ½ xícara (chá) de uva passa preta, ½ xícara (chá) de uva passa branca e 100g de queijo parmesão ralado e deixe fervendo por mais ou menos 10 minutos até que fique um molho encorpado.

Retire a peça do forno, retire o barbante e corte em fatias finas (em torno de 1 cm de espessura). Coloque essas fatias em um refratário e remonte a peça de filé mignon.

Despeje o molho da assadeira sobre a peça fatiada e salpique 100g de queijo parmesão ralado. Leve ao forno alto por aproximadamente 10 minutos ou até gratinar. Retire do forno e salpique salsinha ou cebolinha picada a gosto.

Gente, eu recomendo fortemente vocês fazerem essa receita em casa! É fácil e muito boa!
Beijos,
Dani Carneiro 😉
Anúncios

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Carne. Bookmark o link permanente.

O que você achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s