Filé mignon com provolone


Domingo é tradicional que o almoço seja na casa dos meus pais. No último domingo contávamos com a presença de alguns parentes queridos de goiânia, que vieram para prestigiar o aniversário do meu cunhado, que foi no sábado.

A minha mãe tinha dois filés mignon no congelador e eu dei a idéia de fazer esta receita, que inclusive era a preferida de um ex-namorado. As quantidades são pra uma peça de filé de aproximadamente 1 kg, mas eu fiz dobrado, porque fiz 2 peças de filé.
Ingredientes:
– 1kg de filé mignon limpo e inteiro
– 1 cerveja preta (usei caracu)
– 1/2 kg de queijo provolone
– 1 cebola média
– 1/2 pimentão verde
– 2 dentes de alho grandes
– 1 tomate sem pele
– 2 folhas de louro
– 1 colher de sopa de sal
– tempero para carnes a gosto (use um que não contenha sal)
– 3 colheres de sopa de azeite
– 1 colher de sopa de amido de milho (maizena)
– molho inglês à vontade 
– cheiro verde picadinho (não usei)
Modo de fazer:
Tempere o filé mignon com a cebola, tomate, cheiro verde, sal, molho inglês, grill, alho, pimentão e o louro, fazendo uma marinada. (Eu bati tudo no liquidificador). Deixe em repouso por pelo menos 30 minutos.

Em uma panela grande coloque o azeite e acrescente o filé para fritar sem a marinada. Frite dos dois lados, selando a carne.

Acrescente a marinada e a cerveja preta, deixe cozinhar por 15 minutos de cada lado, tendo cuidado para não deixar a cerveja entornar.

Após o cozimento, retire o filé mignon da panela e coloque em um refratário, corte em fatias de cerca de um dedo e coloque entre as fatias metade de uma fatia de provolone.

Coe o molho da panela e acrescente o amido de milho, engrossando, lentamente o molho.

Despeje o molho em cima do filé mignon que está no refratário e leve para gratinar. Apenas para derreter um pouco o provolone. Sirva com arroz branco e salada verde. (Eu servi com arroz branco, batatas assadas com queijo parmesão e salada).

Ficou bem bom! 
P.S.: Receita tirada do site http://www.receitas.com.
Beijos,

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Carne. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Filé mignon com provolone

  1. regina soares disse:

    vou fazer, ontem eu dei um jantar em minha casa e fiz rosbife, fico uma delicia agora o proximo vou fazer o da dani deve ser uma delicia.bjs obrigada

  2. Pingback: Outros pratos do noivado da minha irmã |

  3. Robson disse:

    HuMMMMMMMmmmmm …eu queeerroooo..!!!!!

  4. Obrigada, Lylia. Faça em casa e me conte se todos gostaram! Bjs

  5. Lylia disse:

    Oi Dani,Fiquei com água na boca.Uma delícia!Bj,Lylia

O que você achou desse post?

