Arroz Carreteiro


Ontem me encontrei com minhas primas queridas (uma das melhores partes da minha família) para um encontro que se tornou feminino. Sim, só tinhamos nós, mulheres e dois adolescentes, que só participaram do momento na hora de comer. Antes, estavam jogando bola. 
É sempre muito bom quando nos encontramos. Todas cozinhamos bem e apesar do encontro ter sido na casa da Rosaninha, que tem pratos MARA, eu tava afim de cozinhar. E ela, afim de comer o arroz carreteiro que eu já havia feito em outras oportunidades, quando eu morava com ela. 

A receita eu peguei do Rainhas do Lar. É o arroz carreteiro da Katita. E vou confessar uma coisa: eu nunca consigo fazer com o tal do arroz cateto. Dessa vez fui em dois supermercados e não tinha em nenhum, apenas o integral, que eu não iria me meter com ele. E também sempre cozinho demais o arroz, mas pelo menos o gosto salva. Uma hora eu acerto!
Eu vou descrever a receita, mas vou dizer as quantidades aproximadas, pois quando eu comecei a fazer, o mise-en-place já tava em 80%.
Ingredientes:
Para o arroz:
– 700g de charque dessalgada em cubos
– 1 cebola grande em cubos
– 3 tomates italianos maduros picados
– 4 dentes de alho picados
– 3 colheres de sopa de azeite
– 3 xícaras de chá de arroz (de preferência o cateto, mas eu fui de arroz normal)
– 100g de bacon em cubinhos
– sal a gosto
 Para o caldo:
– 2 talos de salsão
– 1 cenoura em rodelas
– 2 ramos de alecrim
Para a cobertura:
– 3 linguiças calabreza picadas em cubos
– 4 ovos cozidos
– 1 cebola pequena ralada
– pimenta calabreza a gosto
– 2 dedos de cachaça
– azeite
Para dessalgar a carne, eu fervo ela em 3 águas. Ou seja, em uma panela de pressão, cubro com água e deixo ferver. Descarto essa água e ponho outra. Na terceira água, tampo a panela e deixo na pressão até que a carne fique macia. O ideal é já fazer dessa terceira água um caldo para o arroz, mas minha prima já tinha adiantado o cozimento da carne pra mim, então fiz o caldo separado. 
Para o caldo, em uma panela grande coloquei um tanto de água (+ ou – 1 litro) e os ingredientes do caldo. Deixei no fogo enquanto eu iniciava a preparação do arroz.
Em uma panela de ferro, aqueça o azeite. Acrescente a cebola e pouco depois o alho. Depois que murchar a cebola, acrescente o bacon (ah, o bacon já estava frito, mas se quiser fritar nessa hora, coloque a cebola e o alho só depois que o bacon estiver frito) e em seguida a carne. Refogue por alguns minutos e acrescente o arroz (ah, lave e escorre antes). Refogue bastante o arroz. Acrescente os tomates picados e refogue mais um pouco. A essa altura, o caldo que estava no fogo já está bom. Cubra o arroz com a água (o meu erro aqui foi que eu coloquei água além de cobrir o arroz, e a panela de ferro tem o cozimento medonho). Tempere com sal a gosto, coloque em fogo médio e tampe a panela. Quando o caldo secar, o arroz já deve estar no ponto. 
Enquanto a água do arroz seca, em outra panela deixe um fio de azeite e frite bem a calabreza, até ficar crocante. Quando estiver crocante, adicione a pimenta calabreza, a cachaça e deixe evaporar. Acrescente a cebola ralada, os ovos cozidos picados (não precisa sal), misture cuidadosamente e cubra o arroz pronto. 
Agora é só servir e se deliciar!
Beijos,
Dani Carneiro 😉
Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Prato Único. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Arroz Carreteiro

  1. ai, ai, aaaiii, que maravilha. deve ter ficado supimpa. e eu tendo que comer miojo. hunpf….
    Dani, demais esse prato. parabens

  2. Nham nham! Deu água na boca!

  3. Que Delícia! Muito prendada essa menina.

O que você achou desse post?

