Ambrosia à moda da minha amiga


Quem me acompanha por aqui já sabe que eu não tenho experiência em fazer doces. Tanto é que a variedade de receitas desse tipo é bem fraquinha. Eis que num domingo desses passados minha prima me pediu pra fazer uma sobremesa pra levar no aniversário da minha tia. Eu recebi o pedido como uma forma de desafio. Afinal de contas, mais cedo ou mais tarde eu terei que encarar esse lance de sobremesas!

Eu tinha comido uma ambrosia na casa da minha amiga simplesmente maravilhosa! E graças a Deus ela cedeu a receita dessa maravilha. O fato é que pela minha falta de experiência, na hora de fazer eu tinha certeza que tava tudo errado, que aquilo não ia prestar. Tal foi minha surpresa que o negócio prestou, acredita? É claro que liguei pra ela desesperada perguntando se o estado em que o doce se encontra era normal, e ela me tranquilizou.

Vamos à receita.

Ingredientes:

– 3 litros de leite fresco (não use o longa vida)
– 2 latas de leite condensado
– 1 pitada de sal
– casca de 1 limão siciliano
– 1 pau de canela quebrado
– 6 ovos

Modo de fazer:

Numa panela grande coloque o leite, o leite condensado, a pitada de sal, a casca de limão siciliano e o pau de canela. Deixei ferver até reduzir um pouco, uns 50 minutos, mexendo de vez em quando com colher de pau.

Acrescente os ovos batidos (de preferência bem batido na batedeira, pra ficar com menos gosto de ovo), com claras e gemas e incorpore ao líquido. Cuidado porque neste momento vai subindo tudo, como um vulcão em erupção. Mesmo diminuindo o fogo nem sempre dá certo e o jeito é colocar a metade da panela na chama. À medida que os ovos vão cozinhando, a espuma vai sumindo, mexa de vez em quando.

Percebendo que o líquido vai engrossando levemente, apague o fogo. Depois de frio o doce engrossa naturalmente. É bom comer geladinho.

Se gostar, polvilhe canela por cima na hora de comer. Retire as casquinhas de limão antes de levar à geladeira.

Beijos,

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Sobremesa. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Ambrosia à moda da minha amiga

  1. Lylia disse:

    Vou fazer para o meu pai, ele adora!
    Bj,
    Lylia

O que você achou desse post?

