Filé Mignon


Nada melhor do que saborear um bom filé mignon. Trata-se de uma carne nobre, macia, suculenta e que não deve ser cozida por muito tempo, para não perder essas características.

Existem inúmeras maneiras de se preparar um bom filé e, a meu ver, a mais simples de todas é a que eu vou descrever pra vocês agora. Não tem segredo, não tem erro.

Primeiramente você deve cortar os filés no formato que deseja: bifes, medalhões, tiras, etc. Eu cortei em bifes e cortei alguns pedaços de medalhão, pra comparar. Para cortar a carne, a dica principal é seguir a linha da fibra da carne. Não se deve cortar no sentido contrário da fibra, ou seja, se a fibra da carne está seguindo na vertical, a faca também deve estar no sentido vertical.

Com o filé cortado, deite-o sobre um refratário ou tigela. O tempero pode ser o que você tiver em casa. No meu caso usei alho picadinho, cebolinha, sal, pimenta do reino moída na hora e já que eu estava com uma latinha de cerveja na mão, derramei um pouco ali. A propósito, o uso de bebida alcoólica na comida sempre dá um sabor a mais.

Misture todos os ingredientes com o filé e deixe lá por uns 10 ou 15 minutos, marinando. Não deixa tempo demais, pois o sal pode desidratar a carne, o que vai deixá-la menos macia. 

Depois disso, é só pegar uma forma antiaderente, deitar manteiga, azeite ou óleo. Eu utilizei banha de porco, como nos velhos tempos da minha família. Aqueci umas duas colheres de sopa rasas de banha na frigideira e quando estava bem quente, coloquei os bifes de filé.

Como os bifes estavam fino, não precisa deixar muito tempo. Dourou de um lado, vire os bifes e deixe dourar do outro lado. Depois apague o fogo e pode se deliciar.

Viu só, não é muito simples??? Aposto que você consegue fazer na sua casa, mesmo que não tenha muitas habilidades na cozinha. Além do mais, é testando que se aprende!

Beijos,

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Carne e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Filé Mignon

  1. Pingback: Filé mignon / Spaguetti ao alho e óleo |

  2. Bruno disse:

    Me gusta!

O que você achou desse post?

