Bruschettas


Bruschetta (AFI: [brusˈketta]) é um antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.

Fonte: Wikipedia

Eu adoro bruschettas! Acho que super combina com um happy hour com pessoas queridas, uma cervejinha gelada ou um vinhozinho, enfim, com qualquer bebida.

É um petisco interessante pois é de se comer com a mão, não precisa de muita organização. Há quem sirva as bruschettas pra serem montadas na hora, com os ingredientes que quiserem, mas eu particularmente prefiro fazê-las no forno e servir quentinhas.

Fiz dois tipos de bruschettas pra uma reunião na casa da minha prima: as de tomate com molho pesto e queijo muçarela e as de shimeji com gruyere. Gostei igualmente das duas, mas a votação geral elegeu a de tomate como favorita, por causa do molho pesto.

Para as bruschettas de tomate, primeiramente fiz o molho pesto. Esse não tem quantidades certas, tem que ir no olho mesmo e ir provando até ficar bom ao seu paladar. Os ingredientes básicos são: manjericão, azeite (muito), alho (2 dentinhos), parmesão ralado, sal e nozes (o original é com pinoli, mas não combina com o bolso da classe média).

No processador coloquei primeiro as folhas de manjericão (coloquei aproximadamente uns seis ramos) devidamente higienizadas. Processei bastante, depois acrescentei os dentes de alho, uma pitada de sal e um bocadão de azeite. Processei mais um tantão até ficar bem miudinho. Por fim coloquei o parmesão (umas 3 colheres de sopa) ralado e as nozes (umas 3 colheres de sopa também). Esses eu não processei tanto, pois é bom sentir a crocância das nozes. Dá pra fazer no pilão também viu? Só não sei se rola com liquidificador, pois ele pode acabar com a textura do molho.

Os tomates italianos foram cortados bem miudinhos sem as sementes, temperados com azeite e sal.

O pão utilizado foi o ciabatta, cortado em fatias de cerca de 1 centímetro. Mas você pode usar o pão que desejar: italiano, francês.

Depois é só montar assim:

Clique na imagem pra ver a animação. O wordpress não quis me ajudar nisso...

 

Leve ao forno pré aquecido em temperatura alta pelo tempo de derreter o queijo, questão de 5 minutinhos. Hummmmmmmmmmm!!!

A outra bruschetta é a de shimeji com queijo gruyere. O shimeji se faz da mesma forma que foi feito aqui. É só colocar o shimeji em cima da fatia de pão ciabatta e depois colocar o quijo gruyere ralado por cima. E também levar ao forno quente por 5 minutos.

Beijos,

Dani Carneiro 😉

Anúncios

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Lanche, Petisco. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Bruschettas

  1. Tânia Marques disse:

    Adoro Brusquetas mesmo não tomando com cerveja…rs, agora me deu uma vontade de comer essas delicias …

  2. Rossana Castro disse:

    Adoro bruschetta!!! Minha preferida é a comunzinha aí de tomate e manjericão!!

  3. Val disse:

    Ai, T-U-D-O!!!!!!!!!!!!!!!!!
    HAHA! Tb concordo com o lance do pinoli…esses dias vi um micro pacote no OBA que custava os zói, aff…..

O que você achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s