Minha versão de galinhada


Na verdade, essa versão não é bem minha. Mas eu não posso contar a origem dessa versão. O que eu posso dizer é que a idéia que eu sempre tive de galinhada foi a da minha mãe, que é basicamente arroz, frango, tomate e temperos. E com o conflito de uma galinhada que tinha outros tipos de legumes no meio, eu tive que me adaptar. Usem a imaginação pra chegar a alguma conclusão… rsss. Mas o fato é que hoje eu gosto muito dessa versão e gosto mais porque é diferente da versão da mamãe, pois eu não tenho pretensão de fazer a galinhada dela enquanto ela puder fazer pra mim. Assim eu aprecio muito mais!

Como passei o fim de semana na fazenda, esse post e uns 2 ou 3 a seguir refletem a comidinhas simples e gostosa que fazemos em fazendas.

Ingredientes:

– 1 Kg de coxinha da asa
– 1 cebola em cubos
– 1 pimentão verde médio em cubos
– 2 tomates em cubos
– 2 batatas pequenas em cubos
– 2 cenouras pequenas em cubos
– 3 xícaras de arroz lavado e escorrido
– cebolinha picada a gosto
– alecrim seco a gosto
– 1 colher de chá de açafrão em pó
– sal a gosto
– 2 pimentas de cheiro
– 5 dentes de alho
– 5 colheres de sopa de óleo
– água fervente

Modo de fazer:

Tempere o frango numa tigela com o alho, o alecrim, sal e pimenta de cheiro. Misture tudo muito bem e deixe marinar por 20 minutos. Numa panela grande, aqueça o óleo e disponha os pedaços de frango. Deixe dourar de um lado, depois vire e deixe dourar do outro. Se começar a grudar na panela, pingue um pouco de água para deglacear.

Quando o frango estiver bem dourado e cozido, reserve-o. Descarte quase todo o óleo da panela, deixando apenas uma colher de sopa. Volte a panela ao fogo e acrescente o arroz lavado. Refogue bastante e depois acrescente a cebola. Refogue mais um pouco e acrescente o açafrão, o pimentão e os tomates picados.

Mexa tudo muito bem, junte o frango e acrescente água fervente só até cobrir o arroz. Não coloque muita água. Junte as cenouras e batatas picadas e ajuste o sal. Abaixe o fogo, tampe a panela e aguarde a água secar. Se o arroz ainda necessitar mais cozimento, vá colocando mais água aos poucos, com cuidado pro arroz não ficar empapado.

Quando estiver cozido, desligue o fogo e coloque a cebolinha picada por cima. Se desejar, pode colocar salsa picada também.

Pra acompanhar, fizemos uma saladinha de almeirão (é bem amargo) com tomates, temperados com sal e azeite:

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Prato Único e marcado , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Minha versão de galinhada

  1. iliane disse:

    delicia..delicia!!bjus

O que você achou desse post?

