Rondelli de ricota com espinafre ao molho sugo



Como comentei no post anterior, minha irmã caçula ficou noiva. E eu tive a honra de preparar o jantar de noivado, com a ajuda de algumas mulheres  com força na peruca!

Toda vez que vou preparar algum jantar ou almoço para um evento importante, passo alguns dias no planejamento. Não foi diferente dessa vez, afinal, além de eu não ter nenhuma experiência com jantares de noivado, tratava-se de um jantar para 25 pessoas.

Uma coisa que ainda tenho muito que aprender é a calcular a comida para o número de pessoas, pois não sei se é porque passei fome na encarnação passada, sempre exagero nas quantidade. Well, melhor sobrar do que faltar né? Dessa vez sobrou muito!

O planejamento de um jantar envolve vários cuidados. Primeiramente, é preciso escolher o cardápio. Essa escolha é muito importante. Você não pode exagerar nos pratos, nem ser simplista demais. Às vezes, uma simples salada de tomate com manga, de dificuldade zero, aumenta a variedade do menu e não te dá trabalho pra fazer. Outra coisa: jamais teste uma receita nova nesse tipo de evento, pois se errar, a coisa vai ficar feia. A não ser que seja um prato bem fácil, aí você até pode arriscar.

Outro quesito que precisamos avaliar é o orçamento. O cardápio tem que caber no bolso de quem vai financiar. Acho que dessa vez passou do orçamento, mas foram os noivos que optaram pelo cardápio entre inúmeras opções que eu dei.

Depois, é muito importante definir a lista de ingredientes completa do jantar e a lista de ferramentas que será utilizada (levei de casa meu processador, meu fatiador, meu mixer e alguns temperos).

A escolha desse prato se deu por ser um prato leve e vegetariano. Vai que algum convidado não come carne?

Enfim, segue a receita original do rondelli, que foi tirado daqui.

Ingredientes: (para 2 pessoas)

– 4 bolinhas de espinafre (o espinafre picado que eu compro vem congelado em formato de bolinhas);
– 200g de ricota;
– 4 colheres (sopa) de cebola picada;
– 1 dente de alho picado;
– 1 colher (sopa) de requeijão (usei Light);
– Sal, pimenta e ervas finas.

Modo de preparo:

1) Refogue o espinafre com alho e cebola e passe por uma peneira pra drenar o líquido. Some a ricota e amasse com um garfo.

2) Junte o requeijão cremoso até virar uma pasta homogênea. Tempere com sal e pimenta (usei ervas finas também). Fiz a massa, passei no cilindro, cortei um retângulo e levei ao forno mergulhada em água fervente por 5 minutos. (Se vc ainda não chegou ao nível de fazer massas como eu, compre massa fresca de caneloni, é super prático!)

3) Estenda a massa cozida sobre um pano de prato limpo, espalhe uma camada de recheio, enrole como um rocambole e corte em fatias grossas. (Para manter do mesmo tamanho, primeiro corte ao meio e depois corte cada parte ao meio de novo.)

4) Coloque em um refratário, cubra com o molho de sua preferência (usei molho ao sugo) (eu também), salpique parmesão e leve ao forno para gratinar.

Preciso dizer que enrolar os rondellis é um trabalho muito chato, pelo menos foi o que reclamaram minhas ajudantes, que fizeram essa parte enquanto eu cuidava do filé.

Pelo jeito, a parte mais chata é espalhar o recheio. Em grande quantidade então…

Reparem como a Francis (da direita) enrola o caneloni e a da esquerda corta em rondellis de tamanhos iguais.

Adorei a receita. Só teve um pequeno detalhe que poderia ter saído melhor. Eu fiz um molho sugo especial, que ficou bem grossinho. O molho sugo perfeito, com cenoura e salsão no preparo. Mas como ele ficou grosso, o rondelli não ficou molhadinho, ficou meio seco. Então eu acho que na próxima vez vou acrescentar um pouco de água, pois eu vi isso em outra receita de rondelli.

Beijos.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Light, Massa, Prato Único e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Rondelli de ricota com espinafre ao molho sugo

  1. cibelebrasil disse:

    Dani!!! Que delícia poder cozinhar para a família!!!

    Parabéns para sua irmã!!!

  2. Val disse:

    Adoro massa! Dani, queri saber qual foi a sobremesa!

    • Dani Carneiro disse:

      Ihh, Val. Sinto te decepcionar se vc está pensando que quem fez a sobremesa fui eu!
      Vc sabe que não tenho experiência, principalmente pra um jantar, né?
      Mas tem um post vindo aí com fotos das sobremesas, que foram outras prendadas da família que fizeram. Aguarde!
      Bjs

  3. Robson disse:

    Eu que o diga…. estava uma delícia..!!!! rsrsr hummmm

O que você achou desse post?

