Filé de tilápia ao molho de camarão com cuscuz marroquino


Eu não tenho experiência com peixes. E tem uma certa hora, que pessoas como eu, que adoram cozinhar, querem encarar uns desafios. Há muita coisa pra gente cozinhar, né? Então temos que ir por etapas.

Bom, me ofereci pra fazer uma comidinha na casa da minha irmã pra ela ter a oportunidade de bater um papo mais próximo com meu namorado e pra eu poder matar a saudade da minha sobrinha linda, que tem menos de 2 meses de idade. Perguntei se ela estava com vontade de comer algo específico e ela respondeu que não era desejo, mas que eu podia me aventurar em fazer um peixe assado.

Pesquisei muitas e muitas receitas de peixe assado pra fazer, mas o que achei mais complicado foi escolher o tipo de peixe. O que adiantaria eu escolher uma receita ótima e não encontrar o peixe fresco pra comprar? Depois de muito pesquisar, eu já estava nos 45 minutos do segundo tempo quando resolvi fazer esse prato, que não é assado, mas é peixe! rss

Entre inúmeras receitas que eu vi, essa aí me chamou atenção por levar camarões (que eu amo) e por ter como sugestão de acompanhamento o couscous marroquino. A coincidência foi tanta que na semana passada eu ganhei uma caixa de cuscuz da minha amiga Núbia e fiquei louca pra usar o ingrediente. Pra completar, trata-se de um prato bem condimentado, o que também me atrai bastante. 

Eu encontrei a receita no blog Entre Panelas, mas a Carla Duclós informou que a receita é do queridinho Jamie. A receita original tem o nome de “Spicy Moroccan Stewed Fish with Couscous”. Segui a receita conforme a Carla descreveu, mas fiz umas adaptações que falarei mais abaixo…

Segue a receita conforme descrito no blog da Carla:

    “Peixe ao molho de camarão “spicy” com cuscuz marroquino
    Para 2 pessoas
    Levemente adaptada do livro: Revolução na Cozinha (Ministry of Food) de Jamie Oliver
    Os meus comentários seguem em itálico e azul.

    Ingredientes:

        150 g de cuscuz marroquino (prefira o integral)
        azeite de oliva
        2 limões sicilianos
        sal e pimenta do reino moída na hora
        2 dentes de alho picados
        1 pimenta vermelha fresca fatiada e sem sementes
        salsinha fresca picada
        1 colher de chá de sementes de cominho
        1/2 (meia) colher de chá de canela em pó
        300 g de peixe branco (sem pele e sem espinha)
        200 g de camarão
        5 tomates bem vermelhos (para molho) picados e sem pele (Veja dica de como tirar a pele dos tomates aqui)
        2 punhados caprichados de ervilhas frescas ou congeladas

    Modo de preparo:

        Coloque o cuscuz numa tijela e adicione uma boa porção de azeite de oliva, suco de 1 limão siciliano, sal e pimenta do reino a gosto. Adicione água fervente até cobrir o cuscuz, cubra com um prato e aguarde até que ele absorva toda a água (cerca de 10 minutos).
        Leve uma panela ao fogo com azeite de oliva e quando o azeite estiver aquecido coloque o alho, a pimenta, o cominho e a canela e mexa. Coloque o peixe por cima, os camarões [*], os tomates picados e a ervilha. Adicione o suco de 1 limão siciliano. Tampe a panela e quando levantar fervura, abaixe o fogo. Deixe cozinhar por 8 minutos ou até que o peixe esteja cozido. Adicione a salsinha (reserve um pouco para servir) e mexa delicadamente. Prove e adicione sal e pimenta a gosto.

    Para servir:

        Com um garfo, afofe o cuscuz e coloqe numa travessa um pouco funda (com bordas). Coloque o peixe com o molho de camarão por cima. Salpique um pouco de salsinha picada por cima e pronto! Só levar para a mesa e bom apetite!

    Observações:

    [*] Se estiver utilizando o camarão já pré-cozido (o que você ja compra na cor rosada), adicione-o quando o peixe já estiver um pouco cozido.”

Minhas Adaptações:

1) O peixe que usei foi filé de tilápia;
2) Não utilizei as pimentas, deixei pra colocar a pimenta do reino no próprio prato, quando servido, pois a Michelle não pode pimenta agora por causa da amamentação;
3) Não finalizei o prato com sal e deixei a critério de cada um pra temperar o seu prato, mas ele podia ser comido sem sal mesmo, pois ele fica bem temperado (bom pra quem é hipertenso);
4) Ousei temperar os camarões antes com alho, limão e sal, pois tive muito medo do camarão ficar sem gosto;
5) Dobrei as quantidades;

Conclusão:

Tem dias que eu me recuso a cozinhar rápido, e ontem era um dia desses. Fiz o misenplace bem lentamente, tomando minha stelinha, bem tranquila. Por isso, o que a Carla fez em 45 minutos e o Jamie em 18, eu fiz em 2 horas! hahaha (é que eu precisei tratar o camarão antes e isso dá trabalho). Todos gostaram muito do prato, inclusive o namorado, que elogiou várias vezes. O prato é super leve!

Beijos,

Dani Carneiro 😉

Anúncios

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Acompanhamento, Light, Peixe e Frutos do Mar e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Filé de tilápia ao molho de camarão com cuscuz marroquino

  1. disse:

    Gente, adoro cuscuz! aquele tradicional não rola?! Numa reparei na embalagem cuscuz marroquino… Rsrs

    • Dani Carneiro disse:

      Deve rolar também, Vê! Mas esse aí é bem mais leve e muuuuito mais fácil de fazer. Vc deve encontrar em empórios ou mercados que vendem produtos importados, tipo o OBA, o La Palma. Até no carrefour deve achar.
      Eu não tenho idéia de preço pq esse aí eu ganhei.

      Bjs

  2. cibelebrasil disse:

    Hmmmm…deu água na boca agora…

    Não deve ter sido nada difícil ficar pertinho da Valentina

    Fala pra Mi que invejo ela (no bom sentido, claro) porque ela tem esses pratos…hahahha…só consegui comprar o jogo de xícaras e é meu xodó…rsss

    Bjksss

  3. Núbia disse:

    Tenho certeza que ficou ótimo! Namorado e irmã sortudos! Beijos

O que você achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s