Filé de tilápia grelhada, cebola recheada com arroz 7 grãos e vinagrete de frutas #Dieta


Tava rolando um encontro de irmãs na casa de uma delas e eu fui convidada pra fazer o almoço. Como eu estava de dieta, pensei em fazer algo simples, leve e gostoso. Poderia fazer o que eu vinha fazendo no dia-a-dia, mas com essa oportunidade, sempre gosto de fazer algo que eu ainda não tenha feito, pois elas são minhas cobaias.

Eu tava afim de usar o arroz 7 grãos, pois eu me apaixonei por ele. E na busca por receitas, eu encontrei essa cebola recheada aqui. É super simples de fazer e eu segui as dicas da Fabiana, mas troquei por cebola roxa. E não sei se foi por isso, mas eu precisei deixar as cebolas por muito mais tempo no forno pra que ficassem macias.

O peixe eu apenas deixei marinando por + ou – 1 hora (podia ser menos, mas eu tinha tempo) em sal, limão, azeite, pimenta do reino e algumas ervinhas secas que eu não me lembro quais. Depois foi só deitar um fio de azeite em uma frigideira teflonada e grelhar os filés de cada lado, até dourarem.

A vinagrete de frutas eu copiei do Sabor Sonoro. Fiz exatamente igual.

Seguem as receitas:

Cebola recheada:

Ingredientes:

– 4 cebolas roxas grandes (se quiser, use a comum)
– 1 xícara de arroz 7 grãos
– 2 xícaras de chá de água
– 1 cubo de caldo de galinha
– 1/2 pimentão vermelho lavado e picado
– 3 colheres de sopa de salsa picada
– 1 colher de sopa de molho de soja
– 4 colheres de sopa de queijo cottage
– pimentas moídas à gosto
– sal à gosto

Preparo:

Pré-aqueça o forno em 180º. Descasque as cebolas e corte suas extremidades deixando-as retas. Ponha as cebolas em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Enquanto isso cozinhe o arroz com a água e o caldo de galinha. Quando o arroz estiver quase amolecido retire as cebolas do forno e com a ajuda de uma faca pequena faça um buraco no centro de cada cebola retirando seu miolo. Pique o miolo retirado da cebola e refogue rapidamente no molho de soja. Junte as cebolas refogadas e os pimentões picados na panela do arroz e aguarde o final do cozimento. Assim que o arroz estiver pronto acrescente a salsa picada e recheie as cebolas com o arroz. Cubra cada cebola com uma colherada de queijo cottage. Polvilhe pimenta e leve ao forno novamente por mais 25 minutos.

Vinagrete de frutas:

– 1 manga pequena descascada
– 2  laranjas descascadas
– 1 maça verde
– hortelã fresca
– 1 cebola roxa pequena
– suco de 2 limões
– pimenta do reino moída na hora
– azeite a gosto

Preparo:

Pique em cubinhos a manga, a laranja e a maçã verde. Fatie o mais fino que puder a cebola roxa (eu usei uma mandolina), acrescente as folhas de hortelã, a pimenta do reino, o suco de limão e o azeite. Misture e reserve. Coloque o sal só na hora de servir, para não juntar muita água.

Só pra constar, as irmãs gostaram muito do almoço, mas a estrela foi o arroz! Após acabar o conteúdo da cebola elas pediram um pouco mais de arroz.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Acompanhamento, Light, Peixe e Frutos do Mar, Salada e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Filé de tilápia grelhada, cebola recheada com arroz 7 grãos e vinagrete de frutas #Dieta

  1. cibelebrasil disse:

    Não disse? Vocês são muito prendadas…

  2. Leili disse:

    Muito fina essa sua refeição! Nunca pensei que as cebolas roxas poderiam ser recheadas! Beijos Dani

  3. andrea japiassu disse:

    JIZUZ… EU QUERO UMA DIETA DESSA TB!!!! nossa, Dani, que be-le-za de almoço.

O que você achou desse post?

