Èclair com recheio de creme de leite condensado


Essa receita saiu toda diferente da proposta inicial, mas no fim ficou muito gostoso. A idéia era fazer esse Èclair de limão siciliano, mas as minhas carolinas ficaram bem mais douradas, o formato ficou feio, pois eu não fui feliz na improvisação do saco de confeitar e o lemon curd não vingou. E eu ainda fiz a receita de carolinas dobradas, porque achei que ia ser pouco, e rendeu um monte! Então eu inventei outro recheio (que eu comi outro dia como recheio de bem casado e amei – feito pelas manas Michelle e Grazi), recheei as carolinas e distribui pras amigas.

Minha amiga Débora gostou tanto que pediu pra eu fazer de novo. Vamos à receita:

Ingredientes

Paté a choux (massa):

– 1/2 xícara de água
– 1/4 xícara de leite
– 1 pitada de sal
– 2 colheres (chá) de açúcar
– 80g de manteiga sem sal
– 3/4 xícara de farinha de trigo
– 3 ovos
– 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
– Leite para pincelar

Recheio:

– 1 lata de leite condensado
– 1 lata de creme de leite

Preparo:

Pré aqueça o forno a 190 graus. Em uma panela, junte o leite, a água, a manteiga, o açúcar e o sal. Quando começar a ferver, retire do fogo e adicione de uma única vez a farinha de trigo. Misture bem (com uma colher de pau), até que toda a farinha seja incorporada. Retorne ao fogo médio e deixe cozinhar por mais 1 a 2 minutos, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela.

Retire do fogo, acrescente 1 ovo por vez, só acrescentando o seguinte quando o primeiro estiver totalmente incorporado. Transfira a massa para um bico de confeitar e modele as éclairs em uma assadeira. Pincele com o leite.

Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 a 30 minutos, ou até que estejam douradas. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.

Para o recheio, misture o leite condensado e o creme de leite, leve ao fogo e mexa até ficar em ponto de brigadeiro.

Espero o recheio esfriar e depois recheie as carolinas. Polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Doces, Sobremesa e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Èclair com recheio de creme de leite condensado

  1. cibelebrasil disse:

    Vocês estão muito prendadas, estou doidinha pra testar a receita do Diga Maria que vc fez no Natal…mas vou fazer com esse recheio também que deve ter ficado uma delícia…

    • Dani Carneiro disse:

      Olha, por mais que pareça complicado, essa receita de carolina é bem fácil. A calda, mais fácil ainda. Se vc fizer com esse recheio acho que vai ficar uma delícia, pois como o recheio é mais doce e a calda é com chocolate amargo, vai contrastar bem. Depois me conta se vc fizer.
      Bjs

O que você achou desse post?

