Aperitivo de chancliche


Minhas amigas de culinária sempre me dizem que vêem petiscos e lembram de mim. Isso quer dizer que elas já entenderam que eu tenho uma pegada boêmia muito forte no sangue. Primeiro porque eu adoro tomar uma cervejinha gelada e com um bom petisco, melhor ainda.

Esse petisco eu vi no blog da Glau, que leva o chancliche (ou shanklish, shanklees, sorke ou surke), que se trata de um tipo de queijo árabe feito com leite de vaca ou ovelha, original da Síria e do Líbano. Ele é uma bolinha de queijo pequena que encontramos no mercado puro ou temperado e custa ozói. Eu paguei 19,90 no OBA no dia que comprei. Mas a minha amiga Núbia me contou que no mercado municipal de São Paulo custa míseros 3,00. Sacanagem isso, não?

Mas o petisco é bom, gostoso, combina tanto com vinho como com cerveja e é fácil de fazer e de agradar a quem come. Então vamos lá!

Ingrediente:

– 1 peça de queijo chancliche
– 1 cebola pequena picadinho
– 1 tomate maduro sem sementes picadinho
– hortelã fresca picadinha a gosto
– azeite extra virgem (muito!)
– sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Amasse bem o queijo com as costas de um garfo e junte todos os ingredientes picados. Misture tudo. Coloque bastante azeite. Prove e veja se está bom de sal e de pimenta. Eu gosto bem apimentado, então acrescentei uma pimenta dedo de moça picadinha e uma pitada de sal.

Servi com mini pães sírios normais e integrais.

Quando precisarem levar um belisquete pra algum lugar, podem apostar nesse!

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Petisco e marcado , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Aperitivo de chancliche

  1. Denise disse:

    Acrescente também muita salsinha e azeitona preta picada….hummmm fica maravilhoso.
    Experimente servir com pão folha.

  2. Pra quem for de Ribeirão Preto, lá no mercadão perto da rodoviária vende bolinhas de chancliche por R$3,30. Na verdade eles tem uns nacionais que custam menos, da ultima vez que fui tavam custando 5 reais 3 bolotas.

  3. Pingback: Festival de Bruschettas |

  4. Lídia disse:

    Esse aperitivo é um dos melhores que já provei.
    Dá água na boca só de lembrar!
    Bjs Dani.

  5. Núbia disse:

    Bom demais!
    Pena que aqui o preço do chancliche é assalto à mão armada. Em Sampa custa R$ 4,00. Eu choro…

O que você achou desse post?

