Empadinhas de Palmito


Pela segunda vez eu fiz essas empadinhas. Da primeira vez ficou melhor, não sei dizer porque. A primeira ocasião foi pra um encontro das amigas do trabalho que eu entitulei de “O boteco da Dani”. E a segunda foi o aniversário de 1 ano do grupo “Amigas em Harmonia”, que comemoramos no dia 10 de março.

O nosso grupo foi criado a partir de situações conturbadas que ocorreram com muitas pessoas envolvidas e a vontade de estarmos juntas formou um grupo menor, harmônico e que nos tornou grandes amigas e podemos contar umas com as outras em todo tipo de situação.

O nosso aniversário foi lindo, com um cenário deslumbrante, comidas deliciosas e muito papo gostoso! Teve até mascote do grupo, que é um bebê muito “amassável”.

Para quem quiser acompanhar as receitas que foram levadas pro encontro, a Lylia do Simples Assim vai detalhar uma por uma. E tenho que dizer, não percam a receita de Haddock defumado da Zezé. Eu mesma vou fazê-lo na primeira ocasião especial que eu tiver. Divino!

Quanto à receita das empadinhas, mais uma vez eu recorri ao querido Leandro, do Cozinha Pequena. Essa receita eles publicaram no site da GNT. E como eu já gosto de tudo o que ele faz, não pensei duas vezes quando ele falou que essas empadinhas eram frenéticas.

Ingredientes:

Massa
500g de farinha de trigo
250g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
2 ovos
1 gema
1 colher de chá de sal
água gelada, se necessário

Recheio
250ml de leite integral
1 colher de sopa de manteiga
1 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1 folha pequena de louro
1 cravo
1/4 de cebola
Noz moscada ralada na hora, para aromatizar o leite
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola bem picadinha
1 dente de alho bem picadinho
3 tomates maduros sem casca e sem sementes, picados
1 vidro de palmito (mais ou menos 300g, drenado)
200g de catupiry
Um punhado de salsinha picada
Sal e pimenta-do-reino
1 gema
1/2 colher de sopa de azeite
Uma micro pitada de açúcar e de sal para pincelar

Preparo:

Massa
Na tigela da batedeira, coloque a farinha, a manteiga gelada em cubinhos e o sal. Usando a pá, bata a mistura na velocidade mais baixa, até virar uma farofa. Se não tiver a batedeira, misture delicadamente usando as pontas dos dedos. Bata os ovos junto com a gema e acrescente na farofa. Continue batendo, até virar uma bola. Se necessário, acrescente um pouco de água gelada para dar liga.

Recheio
Coloque o leite numa panela, espere chegar à fervura, desligue o fogo e coloque a folha de louro, o cravo, a cebola e um pouquinho de noz moscada ralada. Tampe a panela, e deixe repousando por 30 minutos, para aromatizar o leite. Depois desse tempo, coe o leite e descarte os temperos.

Corte o palmito em cubinhos. Numa panela pequena, derreta a manteiga e em seguida coloque a farinha. Mexa até virar um creminho. Aos poucos, vá acrescentando o leite já aromatizado e morno, mexendo vigorosamente até o leite incorporar-se totalmente. Continue mexendo até o creme engrossar. Desligue o fogo, tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Isso é um molho béchamel!

Numa outra panela, em fogo médio, coloque o azeite e refogue a cebola até ficar bem macia, mas sem ganhar cor. Junte o alho, mexa por alguns segundos. Aumente o fogo e em seguida coloque o tomate concassé e o palmito. Refogue por uns 4-5 minutos e em seguida, coloque o béchamel e o catupiry. Mexa somente até ficar bem homogêneo, desligue o fogo e acrescente a salsinha picada. Espere esfriar totalmente antes de rechear as empadas.

Montagem
Pegue um pedaço de massa e vá abrindo com os dedos até cobrir toda a forminha. Coloque uma colherada do recheio já frio, preenchendo toda sua cavidade. Pegue mais um pedaço de massa, abra com um rolo e corte um círculo de massa, usando um cortador redondo. Cubra a forminha com o círculo de massa, e modele até ficar bem fechada. Se desejar, corte um pedaço pequeno de massa para fazer um desenho bonito no topo.

Misture as gemas com o azeite e as micro pitadas de sal e açúcar, e pincele as empadas. Leve-as ao forno ao forno pré-aquecido 180ºC, sob uma assadeira retangular grande e retire-as quando estiverem douradas na superfície.

Dani Carneiro 😉

Anúncios

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Lanche, Petisco e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Empadinhas de Palmito

  1. Pingback: Tomate recheado coberto com filé mignon |

  2. Dani Carneiro disse:

    Queridas, obrigada pelo carinho! Vcs são demais! Bjs

  3. Cristina Gomes disse:

    I love you baby!!!

  4. Tânia disse:

    Estavam deliciosas Dani!

  5. Lylia disse:

    QUe delícia que foi nosso encontro,hem Dani? E , ainda está rendendo…QUando lembro das suas empadinhas fico com água na boca;
    Delícia !!!
    Bj e até a próxima,
    Lylia

O que você achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s