Queijadinha


A primeira vez que comi queijadinha na vida, foi no final de 2010, no encontro de aniversário de 5 anos do blog Rainhas do Lar, aonde eu conheci as minhas queridíssimas amigas que hoje formam um grupo lindo, o “Amigas em Harmonia”.

Nesta ocasião, a Zezé (famosa) levou queijadinhas maravilhosas. E naquela época eu nem curtia doces, mas esse me chamou a atenção. Quem fez as queijadinhas que ela levou foi a irmã dela, a Denise, que inclusive recebe encomendas. Caso você tenha interesse, me contate.

Em outra ocasião, num piquenique do grupo, a Denise compareceu e levou as maravilhosas queijadinhas novamente. E desde esse dia eu coloquei na minha to-do list. Nas andanças pela internet eu encontrei a receita do Cozinha Pequena, ficou muito boa, mas não ficou igual à da Denise.

Então eu encontrei a receita do Com uma pitada de açúcar e achei interessante porque as queijadinhas eram assadas em banho maria e eu achei que isso faria a diferença e ficaria parecido com as da Denise. E eu não estava errada. Ficou muuuuuuito boa! Talvez não seja exatamente como ela faz, mas eu achei muito parecida.

Essa receita é tão simples, tão fácil de fazer que eu aconselho a todos testarem em suas casas. Tenho certeza absoluta que não vão se arrepender e quem prová-las vai soltar um longo “hummmmmmmmmmmmm”. Eu ouvi vários deles. Uma amiga minha falou: “dá até raiva de você!”. Deu pra sentir, né? Então vamos à receita.

Ingredientes (rende 10 queijadinhas):

– 1 lata de leite condensado
– 2 gemas ligeiramente batidas
– 100g de coco ralado
– 2 colheres (sopa) de queijo ralado (eu usei faixa azul – ralei na hora)

Preparo:

1. Pré aqueça o forno a 180 graus. Coloque forminhas de papel dentro de uma forma de cupcakes ou mini cupcakes (se usar a menor, o tempo de forno será diferente, ok?).

2. Em uma tigela, misture muito bem todos os ingredientes. Distribua o preparo nas forminhas preparadas e leve ao forno pré-aquecido em banho maria por mais ou menos 30 minutos. Esse tempo irá variar de acordo com o tamanho da forminha que for usar, ok? O topo deve estar douradinho e o recheio estará semi cozido, já que fica um creminho no fundo bem gostoso. Se quiser deixar mais sequinho também fica bom. Retire do forno e deixe esfriar.

Uma observação: quando for colocar a água para o banho maria, coloque-a já aquecida. No meu forno tive que colocar a temperatura de 200º celsius. Demoraram exatamente 30 minutos para assar. Algumas ficaram mais morenas que as outras, mas isso é por causa do forno.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Doces e marcado , , , , . Guardar link permanente.

17 respostas para Queijadinha

  1. Nazaré disse:

    procurei muito na internet uma receita boa e a sua foi a melhor! nota 10! estou fazendo pra vender.

  2. Daniela disse:

    Adorei sua receita, mais tenho uma dúvida, a minha ficou bem cremosa por baixo até o papel sai um pouco molhado no fundo, será que é isto mesmo? Abraços

  3. victoria disse:

    muito interressante ,parábens!!!

  4. Cristiane disse:

    Olá
    flor quero fazer mas me tire uma duvida, posso faer em forminhas pequenas (aluminio) de empadinhas? beijinhos fk com Deus! *-*cris

  5. ana claudia mendonça disse:

    Dani, só para te dizer que essa receita do blog da Stef é minha, ou seja que a minha mãe fazia desde criança…tem um gosto de infância para mim, que bom que você gostou…bjos,
    Ana

  6. Lídia disse:

    Essa queijadinha estava DELICIOSA!!! Ainda bem que comi as minhas, pois acabaram rapidinho.
    Acho que achou a receita mais próxima das da Denise, estavam tão boas quanto.
    Um beijo.

  7. andrea disse:

    WOW…. Dani, sua menina, quéquéisss?????? vou ter de fazer afff – sofrimento
    uma dúvida: o coco ralado é qual? com ou sem açucar?

    bj

  8. Tatiana disse:

    Amo queijadinha! rs
    Eu fiz a receita do Cozinha Pequena mas elas ficaram meio oco por dentro. Segui direitinho a receita e não sei até hoje o que aconteceu. Enfim, vou tentar esta receita e quem sabe eu não acerto, né?

    Beijos!

    • Dani Carneiro disse:

      Oi Tati!!!
      Fiz tb as do Cozinha Pequena, mas não ficaram ocas, só não ficaram tão úmidas como eu queria. Mas não sei o que pode ter acontecido com as suas.
      Tenho certeza que se vc fizer essas, vão ficar excelentes!
      Boa sorte!
      Bjs

  9. Tânia disse:

    Hummm! vou fazer!

O que você achou desse post?

