Cestinha de pastel marguerita


Cestinhas de pastel são a coisa mais fácil e bonitinha que eu já fiz pra servir em festinhas. A primeira vez que fiz, foi no aniversário do Rainhas do Lar e na ocasião não ficaram como eu queria. Fiz outra vez num aniversário de um priminho e também não me cativaram. Aí eu as esqueci. Mas minhas amigas falaram tantas vezes que gostaram muito, que eu resolvi fazer de novo pra ver se eu gostava. E dessa vez o resultado foi bem melhor.

Na primeira vez, o recheio foi de salpicão de frango, já que não teria como esquentá-lo na hora, pois se tratava de um brunch. O que eu não gostei foi da textura da cestinha. Ficou muito dura. Mas o recheio compensava…

Na segunda vez que fiz, a versão foi menos trabalhosa, coloquei como recheio presunto e mussarela ralados e misturados, um pouquinho de molho pronto de tomate por cima e salpiquei orégano. O mesmo erro se repetiu na textura da cestinha. Falta de experiência!

Dessa vez, fiz diferente. Vou explicar pra vocês, mas não tenho quantidades exatas. É tudo no olhômetro, estilo Jamie Oliver! rss

Ingredientes:

– massa de pastel redonda e do tamanho das suas formas de cupcake (dessa vez eu tinha um bocado de massa de pastel quadrada na geladeira então eu mesma cortei a massa fazendo círculos pequenos que cabiam nas minhas forminhas)
– queijo mussarela ralado
– queijo parmesão ralado (usei faixa azul)
– tomates sweet grape cortados ao meio no sentido transversal
– pimenta calabresa a gosto
– orégano a gosto

Preparo:

Molde os discos de pastel nas forminhas e leve pra assar em forno pré-aquecido a 200º Celsius por uns 10 minutos ou até que as forminhas tenham ganhado firmeza, mas não estejam muito douradas. É só pra fazer o formato de cestinha, já que depois ela vai novamente ao forno para derreter o queijo. Se você quiser assar já com o recheio, você pode, mas fique de olho pra não assar demais. O meu caso foi diferente porque eu fiz no dia anterior e deixei todas prontas pra só derreter o queijo na hora de servir.

Depois de assadas, recheie cada cestinha com a mistura de queijo e coloque uma metade de tomate por cima. Se a sua forminha for maior que a minha, pode colocar duas bandas de tomate. Ao rechear, não precisa tirar das forminhas, eu tirei porque eu precisava desocupar as forminhas para utilizá-las para outra receita.

Cestinhas quase prontas, só faltando derreter o queijo e ficarem mais douradas e levemente crocantes.

Algumas cestinhas eu fiz com pimenta calabresa e outras não. Eu, como amo uma “picância”, preferi a versão apimentada.

Nem preciso dizer que foi um sucesso, né? Os convidados amaram e principalmente as minhas amigas que estão “iniciando” na cozinha, pois acharam hiper-fácil. Quando souberam que a massa era de pastel, comprada pronta, disseram: “Sua safada!”. rsrsrs

Devo acrescentar que esse petisco pode levar inúmeros recheios, com o que você estiver afim de comer ou com o que tem na geladeira. Só nesse post tem três ideias diferentes de recheio. Use sua imaginação e surpreenda seus convidados!

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Lanche, Petisco, Vegetariano e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Cestinha de pastel marguerita

  1. Pingback: Repeteco: Cestinhas de Pastel |

  2. Roseli disse:

    Oi Dani Carneiro.
    Então amiga,estou precisando fazer algo para vender,essa receita pode me servir?
    Obrigada

    • Dani Carneiro disse:

      Olá Roseli! Desculpa a demora em responder, estava viajando.
      Acho que essa é uma ótima pedida para vender, pois é fácil de fazer. Mas dependendo da sua infra-estrutura, talvez seja melhor um recheio frio, pois essas aí são boas quentinhas. Se vc puder esquentar na hora da venda, excelente.
      Boa sorte.
      Bjs

  3. ana paula disse:

    Obrigada, vou fazer para a festinha da minha filha ,tomara que dë certo!!

  4. Tânia disse:

    Realmente Dany suas cestinhas são um sucesso! ha as primeiras que vc fez não estavam duras não! Eu pelo menos não achei, por culpa delas e da queijadinha da Denise nesse dia quase nem quis outra coisa viu!

O que você achou desse post?

