Brownie de presente


Ultimamente eu tenho gostado muito de dar presentes culinários. Além de ser mais barato do que comprar um presente, é muito mais fácil de agradar, pois é só dar algo que a pessoa goste de comer. Além disso, é muito carinhoso dar algo feito por você mesmo, feito com amor.

Dia desses foi aniversário de uma amiga do trabalho e eu sei que ela é louca com chocolates! Então decidi fazer brownies. Já havia feito uma vez naquelas marmitinhas de alumínio e presentei umas amigas, mas dessa vez fiz diferente.

Entre tantas receitas, escolhi a do Figos & Funghis, pois foi a que achei mais prática e que estava com medidas padrões, e não em peso (eu não tenho balança!). Também não manda usar batedeira (eu também não tenho batedeira!).

Ingredientes (fiz 2 receitas)

– 100g de manteiga sem sal (usei com sal)
– 200g de chocolate meio amargo picado
– 1 xícara (chá) de açúcar (usei o de confeiteiro)
– 1 pitada de sal
– 3 ovos inteiros
– 3/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
– 1 colher de chá de essência de baunilha (se usar açúcar baunilhado não use a essência)
– 1/2 xícara de chá de avelãs picadas (usei nozes)

Preparo:

Em uma tigela, coloque a manteiga e o chocolate picado e leve ao microondas por 1 minuto. Tire, mexa um pouco e deixe mais 1 minuto, mexa e assim por diante, até que ao mexer, o chocolate tenha se derretido todo, ficando liso.

Depois junte ao chocolate o açúcar e o sal peneirados (é importante peneirar, pois o açúcar faz bolinhas duras e se não peneirar depois você não conseguirá dissolvê-las).

Depois junte os ovos, um a um (verifique se não está choco, é sério!) e mexa bastante para envolvê-los bem à massa.

Adicione a essência de baunilha e a farinha de trigo peneirada e mexa bem. Por fim, acrescente as nozes picadas.

Coloque a massa em uma forma quadrada untada e enfarinhada pequena (para 1 receita) e maior para 2 receitas. O fato é que esse bolo tem que ficar altinho, pois é isso que dará a cremosidade no meio dele (dica da Ana Carol).

Coloque pra assar em forno médio (200º) por 25 minutos ou até perceber que a superfície está crocante.

Eu fiz duas receitas pois percebi que a minha forma era grande pra uma receita só. E foi bom, pois eu precisava de mais brownies para completar a caixinha de presente. Embrulhei cada brownie com papel manteiga e amarrei com uma fitinha de cetim, branca mesmo, porque sou básica.

A caixinha de presentes e o laço de fora eu comprei prontos.

Ela adorou. E você, tá afim de presentear alguém? Vai com fé!

Pra descontrair, uma foto minha embrulhando os brownies. A cozinha não é minha, mas tá valendo! 🙂

Foto: Alice Matsunaga

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Bolos, Doces e marcado , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Brownie de presente

  1. Greice disse:

    Dani, fiz seu brownie e ficou mto bom! Rsrs Talvez da proxima vez acho q vou deixar menos tempo no forno. Te mando as fotos dpois! Bjos

  2. Lylia disse:

    Ficaram lindos os brownies, Dani! E vc tá ótima embrulhando os presentinhos!
    Gostei da receita exatamente porque nao tem essas medidas complicadas.
    Bj,
    Lylia

  3. Alice Matsunaga disse:

    Faltou o crédito da fotógrafa (Alice)

O que você achou desse post?

