Ensopado de abóbora com charque e quiabo


Quando eu morei com minha prima Rosana, ela sempre fazia esse prato e eu adorava! Toda vez que a vejo eu peço pra ela fazer. Aí dia desses eu liguei pra ela e pedi pra ela me explicar como ela faz. Ficou muito bom, mas o dela ainda é melhor.

Ingredientes:

– 500 g de charque
– 1 cebola picada
– 1 tomate picado
– 3 dentes de alho amassados
– 1 colher de sopa de azeite
– quiabos
– 1/2 abóbora japonesa
– 1 vidro de leite de côco
– cheiro verde a gosto
– sal pimenta do reino a gosto

Preparo:

Primeiramente, a carne de charque deve ser dessalgada. Eu a cubro com água na panela de pressão e deixo uns 5 minutos depois que pega pressão. Retiro e repito o procedimento. Na terceira água, eu cubro uns 2 dedos acima e adiciono uma folha de louro. Deixo cozinhar por uns 30 minutos. Isso deixará a carne macia. Depois de cozida, corto em cubos médios.

Para fazer os quiabos, eles devem ser cortados não muito pequenos. Minha prima frita em imersão de óleo, mas eu preferi ser mais light e assei em uma forma. Temperei com sal, pimenta do reino e azeite e deixei no forno até que ficassem crocantes por fora e macios por dentro, em forno a 200ºC. Levou uns 20 minutinhos.

Em outra panela, refoguei a carne com azeite, alho e cebola. Temperei com sal e pimenta do reino, e quando ela estava bem refogada, adicionei um tomate picado. Em seguida acrescentei a abóbora cortada em cubos (do mesmo tamanho da carne) e deixei cozinhar. De vez em quando adicionava um pouco de água.

Quando a abóbora está quase cozida ao dente (não pode cozinhar demais senão ela despedaça), acrescentei o quiabo, pra ele pegar o gosto dos outros ingredientes.

Quando tudo estava cozido, adicionei o leite de coco, misturei e desliguei o fogo. Coloquei salsa e cebolinha picadas por cima e servi com arroz.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Carne e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Ensopado de abóbora com charque e quiabo

  1. Ana maria disse:

    Wau gostei dx dicax ate preparei quiabo com camarao e coco é uma receita muito deliciosa,comida zambeziana

O que você achou desse post?

