Crumble de banana da Rita Lobo


Adoro fazer receitas da Rita Lobo, pois como o próprio blog dela diz, são receitas que funcionam. E justamente por ser uma cozinheira tão iniciante em doces, não podia deixar de fazer uma receita de uma fonte confiável.

Nunca havia comido crumble e como de uns tempos pra cá tenho me interessado em comer sobremesas, quando assisti o programa Cozinha Prática ensinando a fazer o crocante de banana, já coloquei na minha lista para fazer na primeira oportunidade.

A ocasião não poderia ser melhor, um jantar de amigos feito a várias mãos, onde fizemos várias delícias e foi uma noite super agradável, com pessoas especiais.

Minha opinião sobre o crumble: não é muito doce, o crocante é uma delícia e com uma bola de sorvete para acompanhá-lo quentinho, fica perfeito. E mais, super fácil de fazer. Se até eu consegui , você consegue também!

Não posso deixar de comentar que erramos ao fazer a calda de caramelo e que ela acabou virando um brigadeiro. Na próxima tentativa vai dar certo!

Ingredientes:

Para o recheio:
6 bananas-prata
100g de chocolate branco
½ xícara (chá) de suco de laranja
Manteiga para untar

Para o crocante:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de aveia em flocos
100g de manteiga gelada
¼ de colher (chá) de fermento em pó
1 pitada generosa de sal

Para a calda de caramelo:
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
200 g de creme de leite de caixinha

Preparo:

Recheio:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma refratária com manteiga. Descasque e fatie as bananas em rodelas grossas. Numa tábua, pique grosso o chocolate branco. No refratário, espalhe as rodelas de banana, o chocolate branco e regue com o suco de laranja. Misture bem e reserve.

Crocante:
Numa tigela, junte a farinha de trigo, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal. Misture bem. Corte a manteiga em cubos de cerca de 1cm e junte 100g com a farinha. Com as pontas dos dedos, misture apenas até formar uma farofa grossa. Quanto mais inteira ficar a manteiga, mais crocante ficará a massa. Transfira a farofa grossa para o refratário com a banana reservada, formando uma camada uniforme, e salpique os 10g de cubos de manteiga reservados. Pressione ligeiramente e leve ao forno para assar por 50 minutos, até dourar. Sirva quente ou à temperatura ambiente. Além da calda de caramelo, sirva à parte creme de leite fresco batido no ponto chantilly. Para isso, basta bater na batedeira 500ml de creme de leite fresco, sem açúcar, até encorpar.

Caramelo:
Numa panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Cuide para o açúcar não grudar nas laterais da panela. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que fique com uma coloração âmbar. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame. Sirva à parte, com o crocante de banana.

 Dani Carneiro 😉

Anúncios

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Doces, Sobremesa e marcado , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Crumble de banana da Rita Lobo

  1. Raphael disse:

    Você não errou na execução da receita do caramelo. Quem errou foi a Rita Lobo. Eu executei a receita da calda de caramelo vista em “Truque Culinário” (http://gnt.globo.com/receitas/Crocante-de-banana-e-chocolate-branco-com-calda-de-caramelo.shtml) e ela simplesmente não funciona. Usei creme de leite Elege de caixinha, açúcar e água. O resultado não foi caramelo, mas um leite-condensado-no-ponto-de-brigadeiro ruim. Sugiro que você retire esta receita do seu site até que a Rita Lobo corrija a receita, para que outras pessoas não gastem seu tempo e ingredientes em vão….
    At,
    Raphael

    • Dani Carneiro disse:

      Olá Raphael! Bom saber que eu não fui a única a errar. Desculpe, mas não vou retirar a receita, até porque estou deixando claro que errei. Caso ela conserte no seu site, eu coloco a correção aqui.
      Bjo

  2. Lídia disse:

    Esse eu juro que não botava fé, achava que ficaria muito doce. Dou o braço a torcer. Ficou muito bom e nada enjoativo.
    Estou doida pra repetir.
    É uma receita fácil, prática e deliciosa.
    Bjs, Dani.

O que você achou desse post?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s