Filé de peixe ao molho de iogurte, legumes assados e molho de salada incrível


Gente, eu sei que a foto está péssima e que não tem um close dos pratos, mas eu não podia deixar de compartilhar e registrar esses três pratos que ficaram deliciosos. Por isso vai tudo em um post só.

A ocasião foi um jantarzinho simples de família para comemorar o aniversário da minha mãezinha linda. Como ela está fazendo uma dieta, estava repleta de restrições alimentares. Chequei sua dieta e cheguei a esse cardápio, totalmente liberado, leve e saboroso.

Para o peixe, usei 1kg de filé de tilápia, 400g de queijo minas padrão, 2 copos de iogurte natural (cada um é cerca de 160 a 180g), queijo parmesão a gosto, salsa fresca a gosto, 2 colheres de sopa de alcaparras, 6 claras em neve, sal, pimenta do reino e limão para temperar o peixe. Essa quantidade serviu bem 9 pessoas.

Em uma refratária, coloque os filés de peixe lado a lado e tempere com limão, sal e pimenta do reino a gosto. Se quiser colocar ervas, se joga! Com um liquidificador ou mixer, bata bem o queijo minas com o iogurte até ficar com uma consistência de quase pasta. Depois coloque as alcaparras e a salsa e dê só uma batida, pra dar apenas uma misturada e quebrar as alcaparras. Junte esse molho às claras em neve e cubra o peixe. Salpique bastante parmesão ralado na hora e leve ao forno médio até dourar. No final, apesar de já estar dourado eu usei um maçarico, pra dar aquela tostadinha no queijo. Quando eu misturei o queijo com as alcaparras e provei, não botei fé de que ficaria gostoso. Achei que fosse ficar azedo por conta do iogurte, mas tal foi a minha surpresa que o sabor me surpreendeu

Para os legumes, usei cenoura, couve-flor, pimentão vermelho e amarelo, tomates grape vermelhos e amarelos, vagem americana, alho inteiro com casca, cebola e abobrinha. Temperei com Nomu Provençal, sal, azeite, pimenta do reino e um pouco de suco de laranja, mas você pode temperar da forma que quiser. Levei pra assar até os legumes ficarem macios e depois ralei queijo parmesão por cima, na hora de servir. Como os legumes estavam quentes, o queijo derreteu. O forno deixa os legumes muito mais saborosos!

Para a salada, usei alface e rúcula, tomates grape amarelos e vermelhos, gomos de laranja, nozes, amêndoas em lascas e queijo parmesão. Temperei com um molho que leva: 4 colheres de sopa de suco de laranja, 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco, 1 colher de sopa de mostarda amarela e 2 colheres de sopa de mel. Misturei tudo e servi sobre a salada. Olha, eu que sou super enjoada com molho de salada, esse aqui eu amei! Vou fazer sempre!

Então minha gente, eu sugiro vocês testarem esse peixinho o mais rápido possível. E esse molhinho de salada imperdível também.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Acompanhamento, Light, Molhos, Peixe e Frutos do Mar, Salada e marcado , , , , . Guardar link permanente.

O que você achou desse post?

