Talharim com cogumelos frescos – a la Jamie Oliver


No sábado passado teve festa de aniversário da minha sobrinha-paixão-da-minha-vida de 1 aninho. Minha irmã passou a semana na preparação da festa e pra isso contou com a ajuda de uma amiga querida, que também era responsável por fazer o bolo da festa tema Minnie e que veio de São Paulo somente para a ocasião.

Minha irmã me perguntou se eu podia fazer um jantarzinho para recebê-la. É claro que eu topei, até porque se trata da Cibele, do blog Ceci Gourmet, com quem eu já tenho trocado figurinhas há algum tempo.

Perguntei para minha irmã as preferências da convidada e ela disse que ela não gostava de carne e que adorava cogumelos. Aí ficou fácil de escolher o cardápio, pois eu já tinha uma receita gostosinha de cogumelos, que eu já experimentei aqui nas bruschettas e tinha sido um sucesso. Só mudei a base.

Soa muito pretensioso se eu disser que adorei o prato? Ficou ainda mais gostoso na massa do que na bruschetta e eu já estou com muita vontade de repetir. Vamos à receita:

Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes:

– 400g de cogumelos frescos (usei shitake e shimeji)
– 400g de massa fresca (usei talharim)
– 1 colher de sopa de tomilho fresco
– 3 dentes de alho picadinhos
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de salsa picada
– 2 colheres de sopa de azeite
– suco de meio limão siciliano (usei 1 tahiti inteiro)
– sal a gosto
– pimenta do reino moída na hora a gosto

Preparo:

Cozinhe a massa à parte conforme as intruções da embalagem.

Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e acrescente os cogumelos fatiados. Mexa para envolver todos os cogumelos com o azeite e acrescente o alho picado e o tomilho. Tempere com sal e pimenta do reino e deixe fritar um pouquinho. Se ficar seco, coloque mais azeite.

Assim que os cogumelos começarem a dourar, acrescente a manteiga e o suco de limão e mexa novamente.

Nesse momento, o talharim já deve estar cozido e você precisa de um pouco da água do cozimento dele, pra transformar os cogumelos num molho que irá envolver a massa. Sugiro 1/2 xícara.

Acrescente a salsa picada e mexa bem. Adicione o macarrão na frigideira e misture com o molho de cogumelos.

Sirva imediatamente.

Dani Carneiro

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

9 respostas para Talharim com cogumelos frescos – a la Jamie Oliver

  1. Carla Mattos disse:

    Que receita sensacional! Comprei uma linda bandeja de cogumelos hoje pensando wm fazer outra coisa…na ultima hora resolvi dar um rolê na Internet e me deparei com sua receita. Fiz e me surpreendi:delicada,saborosa, leve e totalmente inusitada, ao menos para os meus planos .
    Obrigada por compartilhar!

  2. Bruno eisinger disse:

    Acrescentei tomate cereja e lascas de parmesao ao servir…ficou perfeito

  3. Cassia Mansur disse:

    Vou fazer!

  4. Nádia disse:

    Amei!! Fiz e vou repetir porque ficou muito bom 😉

  5. Rejane Teles disse:

    Fiz a receita e a-do-rei….saborosa e prática….ótima opção para quem é vegetariano…..é só substituir o que tem ovo e leite….não tem erro….parabéns.

  6. Renata Dal Molin disse:

    Sinceramente achei que o limao robou toda cena do shitake. Encrementei com mais manteiga , nozes e shoyo para disfarçar o gosto do limao. Imagino que se substituir por vinho branco ficaria melhor.

  7. Cibele disse:

    Que delícia ler esse post!!! Adorei o jantar, estava tudo muito bom e caprichado!!! Essa receita quero fazer logo, já me deu água na boca…rsss…até comprei o talharim pensando nesse prato, mas não vi os cogumelos…

    Quero ir mais vezes!!! Você cozinha bem demais!!!

    Beijos!!!

O que você achou desse post?

