Risoto de calabreza com tomate seco apimentado


 

Minha super mais que querida amiga Zezé havia me dado há tempos um vidro de tomates secos em conserva apimentados. E eles ficaram um bom tempo no armário esperando alguma inspiração para serem utilizados.

Foi quando eu vi no blog da simpática Carla Colombo, o Brizando na Cozinha, uma receita de risoto de calabreza com tomate seco que eu tive certeza que esse seria o destino da minha conserva de tomates.

Foi uma decisão muito acertada, pois, apesar de não ter feito exatamente como o da Carla, o meu risoto ficou delicioso, picante como eu adoro e duas mais que queridas convidadas (Ju e Rô) também adoraram.

Eu super recomendo que você faça em casa e caso queira picante e não tenha a conserva já picante, não custa nada refogar as linguiças com uma pimentinha calabreza!

Ingredientes (para 4 pessoas):

– 2 xícaras de arroz arbóreo
– 500g de linguiça calabreza fininha em rodelas
– 200g de tomate seco em conserva drenado
– 2 litros de caldo de legumes
– 1 cebola cortada em cubinhos
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1/2 xícara de parmesão ralado
– sal a gosto
– 1/2 lata de cerveja clara

Preparo:

Em uma panela, use o azeite da conserva de tomates secos para refogar as linguiças. Reserve.

Na mesma panela, doure a cebola e em seguida adicione o arroz. Refogue bem. Quando o azeite tiver envolvido todos os grãos, adicione a cerveja e mexa até evaporar e quase secar.

Vá colocando conchas de caldo e mexendo, até que o arroz esteja quase ao dente.

Adicione os tomates secos picados e as linguiças reservadas e incorpore até terminar de cozinhar o risoto. Acerte o sal.

Desligue o fogo e acrescente a manteiga. O queijo parmesão eu servi à parte, mas você pode incorporar ao risoto nesse momento se desejar.

Sirva imediatamente.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Prato Único e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Risoto de calabreza com tomate seco apimentado

  1. Carla Colombo disse:

    Nossa! Estava aqui passeando pelo seu blog quando me deparo com a receita de risoto do Brisando! Quase não acreditei e fiquei muito feliz ao ver por aqui! O seu ficou lindo, e achei que com esse toquezinho apimentado deve ter arrasado! Obrigada por citar o Brisando! “As ‘blogueira’ tudo agradece!” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bjao!!! 🙂

  2. Rossana Castro disse:

    Uma delícia!!! Picante como eu gosto!! Brigadão pelo risoto delícia numa noite que eu estava bem para baixo!! Levanta o ânimo de qq coração partido!! Bju

O que você achou desse post?

