Risoto de pequi com frango defumado


IMG_1146

Depois que eu comi esse risoto de pequi feito pelo Bruno Botafogo, amigo de um grupo de culinária, eu não tirei mais ele da minha cabeça. Eu queria fazê-lo, compartilhar com pessoas queridas, saboreá-lo novamente.

Se você não gosta de pequi, você vai gostar muito desse risoto, acredite. Se você adora pequi, você vai amar esse risoto e não vai mais conseguir parar de comê-lo. Portanto, meus amigos, não hesitem, façam.

Ingredientes (para 8 pessoas):

– 1 vidro de pequi em conserva sem caroço (o que eu comprei tinha 400g)
– 4 xícaras de arroz arbóreo
– 1 cebola cortada em cubos
– 200ml de vinho branco
– aproximadamente 1,5 litro de caldo de legumes
– 1 frango defumado desfiado
– 2 colheres de sopa de azeite
– 2 colheres de manteiga
– parmesão a gosto
– sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte os pequis picados e refogue mais um pouco. Junte o arroz e mexa até que todos os grãos estejam envolvidos pelo azeite.

Adicione o vinho e mexa até evaporar.

Vá colocando concha por concha de caldo, sem parar de mexer. Atenção: não coloque muito caldo por vez, pois se o arroz ficar boiando na água, não gerará tanto atrito para soltar o amido do arroz e dar aquela cremosidade.

Quando o arroz estiver quase ao dente, junte o frango desfiado e acerte o tempero a seu gosto.

Assim que estiver no ponto desejado, desligue a panela e acrescente a manteiga e o queijo parmesão.

Misture e sirva em seguida.

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Prato Único, Risoto e marcado , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Risoto de pequi com frango defumado

  1. luzia carmem de oliveira barroso disse:

    Maravilhoso!!! Amo pequi…moro no cerrado Tocantinense, onde o PEQUI reina!!!

  2. luis disse:

    Fiz e ficou uma delicia… teve tanta postagem no face que pensei em abrir um restaurante, kkkk

  3. Dani, muito interessante essa receita vou testar. Só hoje conheci seu blog, parabéns! bjs Lívia

  4. Núbia Gomes disse:

    Risoto perfeito! Quase me acabo de comer.

  5. leiliane disse:

    Dani, não sou fã de pequi mas arrisco experimentar esse risoto, com certeza! Receita bem interessante.

  6. Leili disse:

    Não sou fã de pequi, mas tiro meu chapéu para essa receita. Eu arrisco comer, com certeza. Fiquei até curiosa pra saber o gosto.

  7. Tânia Marques disse:

    Dany eu comprei o frango defumado ontem, agora vou experimentar essa receita,mas vou fazer lá em Anápolis na casa da minha irmã, pois eles lá adoram pequi. Depois conto se acertei.

  8. andrea disse:

    eu não comi esse risoto 😦
    Dani, eu acredito em vc, mas mesmo assim…… pequi? … argh! mas vc conseguiu atiçar minha curiosidade

O que você achou desse post?

