Cuscuz de coco com leite condensado


IMG_1430Mulher que mora sozinha é complicado às vezes. Porque por mais que eu seja independente, desacomodada e feminista, tenho que dar o braço a torcer que de vez em quando preciso de uma ajuda masculina pra organizar a casa.

E como me mudei recentemente, ainda restam alguns ajustes pra fazer em casa. Sem contar um vazamento na pia da cozinha que me tirou bastante o sono! O problema tinha 3 causas!

Um dia, contando o meu drama pros colegas de trabalho, um deles se dispôs a me ajudar. Eu aceitei de pronto e ele foi à minha casa verificar o problema. Fez todo um estudo da tubulação, concluiu que o problema era que a água estava voltando do sifão, por causa da pressão da água. Aproveitou e fez o que eu nunca achei que um amigo faria por ninguém: limpou a minha caixa de gordura. Dá pra acreditar gente?

Puxa, depois dessa, eu nem tinha como agradecer, pois por mais que fosse um serviço simples, é muito nojento! Tanto é que eu estava adiando esse trabalho há tempos.

Bom, falei pra ele escolher alguma comidinha pra eu levar pra ele. E ele disse que estava louco pra comer o cuscuz branco, o que tem na terra dele (o Rio de Janeiro), de côco, com leite condensado. Perguntou se eu sabia e eu disse que não, mas que procuraria uma receita supimpa e levaria pra ele.

Peguei uma receita que me rendeu 3 formas de tamanhos diferentes. Levei uma só pra ele e o restante pro pessoal do meu setor. Só tenho uma coisa a dizer: o povo pirou!

Me pediram a receita e aqui está:

Ingredientes:

– 2 litros de leite
– 2 latas de leite condensado
– 1 caixinha de leite condensado (pra usar por cima, a caixinha é melhor pra servir)
– 2 saquinhos de coco ralado sem açúcar (1 para o preparo e outro pra servir por cima)
– 500g de tapioca em flocos (vi algumas receitas que usam farinha de tapioca e não sei dizer se é a mesma coisa)
– 5 colheres de sopa de açúcar
– 200ml de leite de coco
– filme pvc para cubrir a forma

Preparo:

Em uma panela grande, misture o açúcar e a tapioca. Acrescente o 1º litro de leite e misture bem. Leve ao fogo baixo. Sempre baixo!

Conforme a mistura engrossa, vá adicionando o outro litro de leite aos poucos e devagar, para a tapioca cozinhar e ficar macia.

Mexa sem parar. Depois de 20 minutos, acrescente o 1º pacote de coco ralado e incorpore. Acrescente o leite de coco e incorpore. Acrescente o leite condensado e incorpore.

Depois disso, a mistura ficará muito grossa. Prove e veja se a consistência da tapioca está macia. Se for necessário mexa mais um pouco.

Desligue o fogo.

Se desejar desenformar, escolha a(s) forma(s) que irá utilizar e cubra-as com filme pvc. Distribua a mistura na(s) forma(s).

Se não desejar desenformar, coloque a mistura numa refratária, cubra com o outro pacote de coco ralado e sirva com leite condensado por cima.

Erros cometidos por mim, mas que não alteraram no sabor da receita:

– Eu usei os dois pacotes de coco na massa.
– Não utilizei o filme pvc pra desenformar. Deu um trabalhinho pra desenformar, mas mesmo assim funcionou.

O meu ficou assim, depois do ataque dos colegas de trabalho:

IMG_1431

Dani Carneiro 😉

 

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Doces e marcado , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Cuscuz de coco com leite condensado

  1. Trembom disse:

    Dani, entendo bem a situacao pois moro sozinha. Bacana o teu colega ajudar. e vc ter preparado um mimo foi realmente um gesto muito querido.

  2. Ana Lucia disse:

    Menina…amei suas receita,amei o poncho q.usa em sua foto se achasse hoje um deste compraria agora rsrs,ainda não ví um bonito assim!
    Obrigada pelas receitas, anotei!

    Ana Lucia.

  3. Carolinne disse:

    Pirei mesmo!!! Parabéns, Dani!! Você é muito talentosa!! Beijos, Carol

O que você achou desse post?

