Espaguete ao molho pesto


IMG_1483

Pra ilustrar esse post, vou contar a historinha que aconteceu comigo e uma amiga num bar/restaurante aqui em brasília.

Fomos parar lá por acaso, no Frederic Chopin, pra almoçar numa sexta-feira. É que uns amigos nossos queriam comer no Boteko e quando se depararam com as portas fechadas pro almoço (não pesquisaram antes), resolveram apenas subir um pouco mais na mesma rua.

Lá tinha almoço self-service, mas as opções não nos saltaram aos olhos. Minha amiga, que ama molho pesto, viu a opção de massa com esse molho no cardápio e me sugeriu que dividíssemos um prato de espaguete ao molho pesto. Topei.

Quando chegou à mesa, provamos e constatamos que o molho pesto não tinha manjericão. Olhando com mais observação, percebemos que os ingredientes verdes eram cebolinha e salsa. Pra completar, nem sinal de queijo parmesão e castanha.

Quando ela provou, me disse:

– Dani, isso aqui não é molho pesto. Não estou sentindo gosto de manjericão.

Eu concordei.

– Vamos devolver o prato? – disse ela.

Concordei novamente.

Chamamos o garçom e explicamos a situação pra ele. Logo chegou o chefe de cozinha pra falar conosco. Minha amiga questionou a ausência do manjericão e ele disse que a cozinha não tinha manjericão, mas que o pesto levava alecrim.

Ãhn???

Aí eu me cocei, né? Falei que pesto não leva alecrim e ainda expliquei que ele tinha que ser composto por 5 ingredientes: manjericão, alho, parmesão, castanha (originalmente pinolis, mas aqui no brasil usamos com castanha-do-pará, nozes, etc) e azeite.

O “chefe de cozinha” encheu a boca pra me dizer que o molho pesto deles era diferente do que eu conhecia.

Aí ele pegou pesado. Falei pra ele que o molho é tradicionalíssimo italiano e que se o dele era diferente, isso devia constar no cardápio. Depois ele se retirou, o gerente veio falar conosco e finalmente devolvemos o prato.

O problema é que eu fiquei louca por um espaguete ao molho pesto desde então. E não adiantava ir a algum lugar comprar, eu queria fazer. E é claro que não demorou muito para que eu provocasse a oportunidade.

Aí eu peguei meu pilão de pedra, soquei o alho com um tantinho de sal (uns 4 dentes) até ficar uma pasta. Depois acrescentei as folhas de um maço de manjericão higienizadas e secas e pilei até incorporar à pasta. Acrescentei umas 4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (adoro o sabor do faixa azul, foi o que usei) e pilei de novo. Depois, foi a vez de 1 1/2 xícara de chá de castanhas-do-pará (que estavam sobrando na minha dispensa) picadinhas e piladas grosseiramente, pra dar um efeito croc croc que eu amo. Depois de tudo pilado, fui acrescentando azeite e misturando até eu achar que estava bom, na quantidade de aproximadamente 1 dedo acima da pasta e acertei o sal.

IMG_1476

Olha que beleza de pesto!

Enquanto o pesto descansava e os sabores se integravam, cozinhei um pacote de 500g de macarrão espaguete. Quando ficou ao dente, misturei tudo com esse molho simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

Pra acompanhar, assei uns hambúrgueres que estavam congelados e que foram feitos com a receita de almôndegas do Jamie. Deu pra umas 8 pessoas comerem bem.

Observação:

Se você não possui um pilão, pode fazer o pesto num processador ou num liquidificador, tendo o cuidado de ir colocando os ingredientes na ordem que devem estar muito ou pouco processados. A castanha deve ir por último e apenas com um “pulsar”. 

Me deu vontade de convidar o chefe de cozinha do restaurante pra mostrar pra ele o que era um molho pesto digno.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Espaguete ao molho pesto

  1. Juliana disse:

    Estava maravilhoso! Podemos fazer de novo só pra poder levar um pouquinho pra ele, rs (desculpa esfarrapada pra comer de novo). E pra acompanhar, amigas lindas e vinhos, muitos vinhos!

  2. valentina disse:

    Cara nao creio que ele ainda bateu boca.

O que você achou desse post?

