Salmão no papilote e cuscuz marroquino com passas


DSC_0038

 

Ultimamente não tenho cozinhado do tanto que eu gosto. Depois que me mudei, tenho um fogão elétrico em casa e ele fica guardado dentro do armário. Só o fato de ter que pegá-lo lá dentro já é um desânimo. Pra completar a preguiça, comprei um grill e minha alimentação tem sido feita mais por ele. Carnes grelhadas, abobrinha grelhada, rap 10 enroladinho com frios, etc. Costumo fazer uma saladinha, que é só misturar e pronto. O que exige mais preparação que isso tem ficado de lado.

Mas na semana passada, depois de um dia completamente exaustivo de trabalho (não é uma reclamação, adoro isso!), quis fazer algo pra me confortar. Esse ritual de preparar algo gostoso só pra mim é extremamente prazeroso! Pois geralmente eu cozinho com muito amor e sempre o meu objetivo é satisfazer outras pessoas. Nesses outros dias, o objetivo é agradar só a mim e isso alimenta o caso de amor que tenho comigo mesma.

Então recorri à linda Rita Lobo pra preparar um salmão no papilote. Fiz pequenas adaptações, mas a base é a mesma. Segui inclusive a dica de acompanhamento dela, um cuscuz marroquino com passas brancas. Ficou déli!

Salmão no Papilote com legumes (para 1 pessoa)

Ingredientes:

– 4 floretes de brócolis
– 4 cenouras baby
– 1 talo de salsão picadinho
– 1/4 de cebola
– 1 posta de filé salmão, cerca de 200g
– 2 colheres (sopa) de vinho branco
– 1 colher (sopa) de azeite
– sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Coloque uma panela com água pra ferver, adicione sal a gosto. Acrescente as cenouras e quando elas tiverem amolecido um pouco, adicione os floretes de brócolis. Quando tudo estiver ao dente, escoe os legumes e reserve.

Corte um pedaço grande de papel manteiga ou papel alumínio e deite a posta de salmão. Tempere dos dois lados com sal e pimenta do reino a gosto. Acrescente os legumes reservados. Corte a cebola em pétalas e coloque junto do salmão.

DSC_0027

Acrescente o vinho e o azeite e feche o papilote mantendo todos os ingredientes e líquidos dentro, deixando uma parte vazia para o vapor circular.

DSC_0032

Coloque o papilote em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180° Celsius. Deixe por 10 minutos.

Cuscuz marroquino com uvas-passas brancas (para 1 pessoa)

Ingredientes:

– 1/2 xícara (chá) de cuscuz marroquino
– 1/2 colher (sopa) der uvas-passas brancas
– 1/4 de colher (chá) de sal
– 1/4 de colher (chá) de azeite
– 1/2 xícara (chá) de água

Preparo:

Numa panelinha, leve um pouco de água ao fogo alto. Numa tigela, coloque o cuscuz marroquino, misture o sal e as passas. Quando a água ferver, meça ½ xícara (chá) e regue sobre o cuscuz. Misture o azeite rapidamente e tampe a tigela com um prato. Depois de 5 minutos, ou o tempo indicado na embalagem, solte o cuscuz com um garfo. Está pronto para servir.

Para montar o prato:

No centro do prato, coloque o cuscuz marroquino. Abra o papilote e tire a posta de salmão, deite por cima. Recolha os legumes e coloque em volta do cuscuz. Despeje o líquido que sobra no papilote por cima de tudo.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Acompanhamento, Peixe e Frutos do Mar e marcado , , . Guardar link permanente.

O que você achou desse post?

