Quibe de abóbora


IMG_20131015_212930

A nossa vida é sempre uma caixinha de surpresas, não é mesmo? Às vezes nos encontramos em determinado contexto e ao olharmos para trás, percebemos que jamais teria passado em nossas cabeças que estaríamos na nossa situação atual.

Esse ano a vida me deu de presente lindas amigas. Pessoas super especiais que se propuseram a ir adiante na difícil caminhada do autoconhecimento e da autotransformação. E com isso formamos uma família, onde aos poucos vamos conhecendo intimamente cada uma e deixamos pra trás o medo de mostrar quem verdadeiramente somos.

E foi para celebrar o aniversário de uma delas, a linda Léa, que eu fiz esse quibe vegetariano. E mal eu sabia que uma de suas comidas preferidas era quibe. Que lindo encontro de ideias, não?

Perdoem a foto, que foi feita pelo celular.

Não tenho medidas exatas dessa receita, mas vou tentar passar detalhadamente a fim de que vocês consigam reproduzir em suas casas.

Primeiramente, eu peguei um pedaço de abóbora japonesa, fatiei-a em fatias grandes com a casca e temperei com sal, azeite e algumas ervas secas (tomilho, alecrim, herbes de provence, mas você pode usar as que tiver em casa). Dispus em um tabuleiro grande e levei para assar em forno médio 200ºC até que a abóbora ficasse macia.

Depois, retirei as cascas e amassei com o garfo, formando um purê.

O trigo para quibe deve ter a mesma proporção (hidratado) que o purê. Ou seja, a medida da massa do quibe é meio a meio. Para a quantidade de abóbora que eu tinha, eu usei mais ou menos 250g de quibe. Coloque o quibe em uma tigela e cubra com água quente. Tampe e aguarde por mais ou menos 30 minutos. Aperte bem o trigo nas mãos para tirar a água que não foi absorvida.

Para temperar a massa, peguei um pimentão pequeno, meia cebola média, bastante hortelã, 2 dentes de alho e pimenta síria (1 colher de chá). Processei tudo até ficar líquido e misturei esse tempero ao purê de abóbora e ao trigo hidratado. Temperei com sal a gosto. Fui provando a massa até ficar o ponto de sal que gosto.

Peguei uma forma de bolo inglês antiaderente e dividi a massa em duas partes iguais. Você pode colocar no refratário que quiser. Uma parte da massa eu forrei a forma. Como recheio eu usei duas cebolas médias em pétalas e requeijão (usei um requeijão saborizado de 4 queijos, comprado pronto em bisnaga). Depois cobri o recheio com a outra parte da massa.

Levei ao forno pré-aquecido a 200º C por mais ou menos 30 minutos, ou até que estivesse dourado.

Sirva em seguida. Pode ser acompanhado por uma saladinha verde ou por um molho de pepino.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Lanche, Light, Prato Único, Vegetariano e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Quibe de abóbora

  1. Camila disse:

    Aí que linda me emocionei!!
    PS: Esse quibe de abóbora é SIMPLESMENTE MARAVILHOSO!!!! Ele é divino!

O que você achou desse post?

