Escondidinho de shimeji com gruyere


DSC_0055Era um dia de sol. Um dia em que eu encontraria muitas pessoas queridas. Ai, que saudade! – pensei. Eles merecem algo especial e caprichado. Eu estava animada. Programei esse prato. Só bastava empregar todo o meu carinho no preparo. Pesquisei na internet e não achei nenhuma receita igual. Tudo bem, estou convencida de que a google traz resultados diferentes de pesquisa para cada pessoa. Mas mesmo assim, vou me dar o direito de achar que essa receita é minha.

Escondidinho é um prato típico. Mas e se trocamos o purê de mandioca por purê de batata baroa (mandioquinha)? E se em vez da carne seca colocamos shimeji? Os vegetarianos apreciam. E se, pra dar um plus, eu misturo o queijo que pra mim faz o casamento perfeito com o shimeji ao shoyu: o gruyere? Hummm, esse prato tem tudo pra ser um dos meus preferidos. E virou. Não agradou só a mim, mas ele inflou o meu ego vaidoso com tantos elogios recebidos. Pensa que são apenas elogios? Nananinanão. Elogios de pessoas que entendem de comida. De comida boa! Elogios de pessoas que percebem cada detalhe daquele prato, inclusive a dedicação simples, porém especial que ele me exigiu. Elogios de pessoas que repetiram e pediram a receita. Não tinha como ser fingimento. Vou aceitar que essa foi uma receita de sucesso.

E antes de partir para os segredos desse delicioso prato, não posso deixar de lembrar daquele dia delicioso, ao lado de pessoas que levaram apenas seu coração aberto para amar, servir e receber o prazer: o de comer, o de ser aceito, o de ser amado.

Estou falando do grupo Amigos da Culinária, do facebook. Grupo especial que reúne pessoas especiais e tem o dom de atrair cada vez mais pessoas especiais. Um encontro colaborativo, onde nem comida, nem bebida, nem sabor, nem amor faltaram. Foi lindo, foi delicioso, foi tudo!

Vamos à receita!

Ingredientes (para 5 pessoas):

– 1 kg de batata-baroa (mandioquinha) descascadas e cortadas ao meio; – 2 xícaras de chá de creme de leite fresco; – 6 colheres de sopa de manteiga; – 400g de shimeji separado em rametes; – 2 colheres de sopa de shoyu; – 300g de queijo gruyere em fatias finas; – 150g de queijo parmesão ralado na hora; – sal e pimenta-do-reino a gosto; – noz-moscada a gosto.

Preparo:

Ferva aproximadamente 1L de água em uma panela, salgue a gosto e acrescente as batatas-baroa. Cozinhe até que as batatas estejam bem macias. Escoe a água e reserve.

Em um refratário, amasse as batatas baroas e misture 4 colheres de sopa de manteiga e 2 xícaras de creme de leite fresco. Tempere com sal e noz-moscada ralada a gosto. Deixe a mistura uniforme e reserve.

Em outra panela, derreta 2 colheres de sopa de manteiga e acrescente o shimeji. Acrescente as duas colheres de sopa de shoyu, misture e deixe refogar por 3 minutos.

Montagem:

Em um refratário maior, forre o fundo com uma camada de purê de mandioquinha.

DSC_0048

Por cima, acrescente o shimeji refogado.

DSC_0050

Acrescente a camada de fatias de queijo gruyere.

DSC_0051

Cubra com o restante do purê de mandioquinha.

DSC_0052

Salpique bastante parmesão ralado por cima.

DSC_0053

Leve ao forno pré-aquecido a 240° C até dourar.

DSC_0054

Sirva quente. Como acompanhamento vai bem apenas uma salada ou arroz branco.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Petisco, Prato Único, Vegetariano e marcado , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Escondidinho de shimeji com gruyere

  1. Pingback: Escondidinho de Baroa Com Cogumelos

  2. Silvia Coelho disse:

    Receita muito sofisticada e muito fácil de preparar !!! Parabéns.

  3. wilton ivo disse:

    Fiz e amamos… Obrigado pela super dica.
    Na segunda vez, acrescentei carne desfiada…

  4. Karol Senne disse:

    eu preciso deste escondidinhooooooooooooooo

  5. Leili disse:

    Dani, amei essa receita! Quanto capricho! Fiquei com água na boa e com certeza vou experimentar.

  6. Lylia disse:

    Que lindo, Dani! Você escreveu exatamente o que é o Amigos da Culinária.Aquele dia foi realmente um momento muito especial e seu escondidinho tornou a festa ainda mais gostosa.
    Bj,
    Lylia

  7. Janaina Teles disse:

    Eu comi e estava maravilhoso!!

O que você achou desse post?

