Risoto de shiitake com abacaxi


IMG_20131214_225746Essa receita foi, no mínimo, surpreendente pra mim. Ela foi feita a quatro mãos, com minha queridíssima amiga Mayra.

Estávamos na casa dela e ela com uns tantos de vinho na cabeça, foi me dando as coordenadas dos ingredientes em sua casa e eu fui aplicando no fogão.

A receita é a tradicional de risoto: refoga cebola picadinha no azeite, acrescenta o arroz arbório, refoga mais um pouco, acrescenta bebida alcoólica (vinho, cachaça, vodka ou o que desejar), espera evaporar e depois vai hidratando o risoto conha por conha de caldo saboroso. Quando faltar uns cinco minutos para o ponto desejado, acrescentar o “recheio”, que aqui no caso foi shiitake e abacaxi picado.

Acontece que essa receita me trouxe algumas novidades e ao cometer umas heresias, surpreendentemente resultou num dos risotos mais gostosos que já comi na vida!

Vamos lá:

1) o shiitake era seco e foi hidratado em água quente e shoyu;

2) utilizamos caldo industrializado: um de peixe e outro de legumes. – Heresia 1;

3) utilizamos vinho doce e de baixa qualidade no preparo: canção branco suave. – Heresia 2;

4) acrescentamos abacaxi picado.

Pra você ver… Quando eu coloquei o vinho e só depois fui olhar o rótulo do mesmo, quase tive um piripaque! Aí a Mayra me acalmou dizendo que todos os risotos dela ela faz com esse vinho e fica bom. Custei a acreditar e dei uma de São Tomé: só acredito vendo. Joguei a preocupação de lado e fui em frente.

O shoyu pra hidratar também foi uma novidade, pois já usei vinho com água quente, mas shoyu nunca. Aqui devemos ter cuidado pra não colocar muito e ficar salgado.

Naquela altura do campeonato, só caldo de quadradinho salvava. Essa não doeu tanto, mas um caldo feito em casa tem muito mais valor.

E por fim o abacaxi no shiitake. Eu nunca havia pensado nessa combinação, apesar de já ter comido shimeji com abacaxi em restaurante japonês. Fica um arraso!

Bom, depois do risoto pronto, é só misturar um pouco de parmesão ralado no mesmo e temperar com pimenta do reino. Fica estupidamente bom! Faça em casa e volte pra me contar!

Dani Carneiro 😉

 

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Prato Único, Risoto, Vegetariano e marcado , , . Guardar link permanente.

O que você achou desse post?

