Picanha assada no sal grosso


IMG_20140512_190304

Como já era previsto, dei aquela sumida. Agora as coisas estão começando a entrar nos eixos e talvez eu possa aparecer mais por aqui. De toda forma, melhor não criar muita expectativa porque ultimamente eu tenho tido uma preguiça monstra!

Aproveitando meu estado carnívoro que está inspirado ultimamente, resolvi testar essa receita que tantas pessoas falam e eu nunca havia feito. Até as pessoas mais inexperientes na cozinha dizem ter feito e ter ficado um sucesso. Porque não tentar, não é? Para não ter erro, recorro aos meus blogs favoritos e um deles é o Panelinha, da Rita Lobo. Não é a toa que o slogan é “Receitas que funcionam”. Todas que eu fiz até hoje deram certo.

Vamos à receita!

Ingredientes:

– 1 peça de picanha de até 1,2 kg
– 4 claras
– 1 kg de sal grosso
– 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
– ramos de tomilho fresco a gosto

Preparo:

1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).

2. Numa tigela, coloque as claras, o sal grosso, a farinha e misture rapidamente com uma colher.

IMG_20140512_174857

3. Numa assadeira, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe com as mãos até obter uma camada do tamanho da carne. Disponha o tomilho sobre o sal grosso e coloque a picanha sobre esta camada, com a gordura para cima. Envolva a picanha uniformemente com o restante da mistura de sal grosso e pressione para que fique bem firme.

IMG_20140512_174917

IMG_20140512_175440

4. Leve a picanha ao forno, abaixe a temperatura para 200 °C e deixe assar por 1 hora para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora e 30 minutos. Para a carne mal passada, 40 minutos são suficientes.

5. A camada de sal grosso depois de assada torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca, retire a placa e raspe o excesso de sal da carne.

6. Coloque a carne numa tábua e corte-a em fatias bem finas. Se quiser, coloque a placa de sal grosso novamente sobre a carne fatiada e sirva a seguir.

Eu me esqueci de tirar foto com a picanha cortada, mas eu escolhi ao ponto, levemente crua no centro. O aroma do tomilho agregou bastante sabor ao prato.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Carne e marcado . Guardar link permanente.

6 respostas para Picanha assada no sal grosso

  1. schmitt disse:

    Deve ser um deboche… Parabéns e Obrigado pela receita…

  2. Maria Ligia disse:

    Gostei da receitinha de berinjela, bem fácil, nutritiva e com poucas calorias. Parabéns pelo sucesso na dieta Dukan e pelo depoimento de sua vida, um belo exemplo a ser seguido, gostei e agradeço. Abraços, Ligia.

  3. mary disse:

    Fiquei preocupada com o sal. Não tem perigo de salgar?

  4. Paulo disse:

    deve
    ser um show

  5. Geraldo da Luz disse:

    Blz, vou fazer, adoro estas receitas fáceis.

O que você achou desse post?

