Estrogonofe de frango com alho poró do Jamie Oliver


IMG_20150421_135003

 

Olá povo!

Muita coisa aconteceu nos últimos tempos e a principal explicação para o meu sumiço muita gente já sabe: a cozinha e eu demos um tempo. Andamos nos estranhando, sabe? Pobre dela. A coitada não tem culpa de nada. Eu é que andei dando uma faxina interior e pra fazer isso tem que tirar tudo do lugar, não é mesmo? E aí eu passei um tempo sem saber onde eu deixei a minha vontade de cozinhar. Mas agora a faxina já está aquietando, algumas coisas já estão voltando para seus devidos lugares e aos poucos estou fazendo as pazes com a cozinha. Ufa! Ainda bem!

Foi com um pedido da minha irmã para que eu cozinhasse e que ela não poderia comer carne bovina no dia que me lembrei desse prato, que já havia comido feito pelas mãos de fada da minha amiga Tânia. E lembrei que minha outra querida amiga, a Leili, também já havia publicado a receita. Então fui lá, chequei, fiz e aprovei!

O must desse prato é que ele é muito fácil de fazer e tem um sabor ímpar. Não é parecido com o tradicional estrogonofe que conhecemos, pois o vinho branco e o alho poró conferem um aroma muito especial. Então, não perca tempo e presenteie sua família com essa receitinha supimpa. Anota aí:

Ingredientes (serve aproximadamente 4 pessoas):

– Sal e pimenta do reino para temperar
– 1 alho-poró grande
– 1 xícara de cogumelos frescos (usei do tipo paris)
– 2 peitos de frango sem pele e sem osso
– 2 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 taça de vinho branco seco
– 1/2 xícara de água
– 1 punhado de salsa fresca
– 1 xícara de creme de leite fresco
– 1 limão-siciliano

Modo de Preparo:

Prepare os ingredientes: corte o peito de frango em tiras de mais ou menos 4cm. Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve. Fatie o alho-poró. Corte os cogumelos em fatias não muito finas. Pique finamente a salsinha com talos. Reserve separadamente os ingredientes picados, pois serão utilizados em momentos diferentes.

Coloque uma frigideira grande e funda para aquecer em fogo alto. Adicione o azeite a manteiga na frigideira. Acrescente o alho poró, a taça de vinho, a água, uma boa pitada de sal e pimenta do reino. Deixe ferver por 5 minutos, com a tampa entreaberta (se não tiver tampa, pode usar um pedaço de papel alumínio para tampar).

Remova a tampa da frigideira e inclua as tirinhas de frango, metade da salsa, o creme de leite e os cogumelos. Misture bem e deixe ferver novamente. Assim que atingir fervura, baixe um pouco o fogo e cozinhe por 10 minutos ou até o frango ficar bem cozido e macio.

Antes de servir, corte o limão ao meio, esprema meio limão no estrogonofe e decore com o restante da salsinha.

Dani Carneiro 😉

Sobre Dani Carneiro

Apaixonada por comida boa!
Esse post foi publicado em Frango e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Estrogonofe de frango com alho poró do Jamie Oliver

  1. Amo esse prato! Ainda bem que está fazendo as pazes com a cozinha, pois mãos de fada tem você!

O que você achou desse post?

